Esta segunda-feira (24 de junho) ficará marcada na vida de mais de 100 crianças e adolescentes da Escola Ulisses Cuiabano, de Cuiabá, as quais estiveram reunidas na sede da
OAB/MT com a finalidade de conhecer a entidade e participar de diversas brincadeiras. Todos os alunos foram recepcionados pelo presidente da Seccional, Maurício Aude, pela vice-presidente, Cláudia Aquino de Oliveira, pelo secretário-geral, Daniel Paulo Maia Teixeira, e pelo secretário-geral adjunto, Ulisses Rabaneda dos Santos, e pela presidente da
Comissão de Direitos da Mulher (CDM), Ana Lúcia Ricarte, que ministrou palestra sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca).
“Esse é mais um dia especial porque trouxemos os alunos para a Ordem para transmitir a eles como funciona uma entidade que luta pelos interesses da sociedade e qual o papel do advogado. Nossa intenção foi contribuir para o conhecimento de todos, principalmente explicando o porque das manifestações que estão ocorrendo diariamente em todo o país para que reflitam e lutem por seus direitos, mas que também não se esqueçam de seus deveres”, explicou Maurício Aude. O presidente da OAB/MT informou às crianças e adolescentes que manifestações como essa foram bandeiras da entidade na época da ditadura militar, a qual lutava pela instituição da democracia.
|
|
A vice-presidente da Seccional, Cláudia Aquino, enalteceu que essa é a primeira vez que crianças e adolescentes vêm à OAB/MT. “Esse é um projeto chamado ‘A Escola vai à OAB/MT’, faz parte das comemorações dos 80 anos da entidade e estamos muito felizes de poder participar do crescimento intelectual dos alunos. Essa é a primeira oportunidade de muitas outras que virão, sem contar que ao longo dessa semana a OAB/MT, por meio das Comissões Temáticas, também irá às escolas ministrar palestras sobre temas dos mais variados ramos do direito”.
|
|
Por sua vez, o secretário-geral, Daniel Teixeira, interagiu com os alunos, fez perguntas relacionadas ao que é ser advogado na avaliação dos presentes, e explicou que “a profissão é muito bonita, mas que é preciso muita dedicação e estudo para se destacar. Para tudo na vida precisa atenção, leitura e vocês devem se interessar por isso desde agora para que possam lutar pelos seus direitos. Será com base nos estudos que terão condições de crescer na vida”, alertou.
“A OAB/MT fica honrada em recebê-los. Para mim, é muito gratificante estar aqui e passar a todos vocês conhecimentos adquiridos após muitos anos de estudo. Vocês são crianças e jovens, mas desde já precisam começar a conhecer quais são seus direitos, mas também obrigações”, resumiu o secretário-geral adjunto, Ulisses Rabaneda. O advogado explicou aos alunos sobre a importância do advogado na mediação dos conflitos entre cidadãos e o papel fundamental que a OAB/MT desenvolve em prol da sociedade.
A professora Loriane Cristina Dias de Souza, responsável pelos alunos, agradeceu à diretoria da OAB/MT pela iniciativa e ressaltou que “a ação é valiosa, pois motivam ainda mais as crianças e adolescentes a escolherem uma profissão e a vencerem na vida. Trabalhamos esse lado psicológico com todos os alunos na escola, mas toda ajuda nesse sentido é válida e desde já agradeço a OAB/MT por isso”.
|
Após a palestra, todos os alunos participaram de brincadeiras, deliciaram-se com pipoca e cachorro quente e ainda puderam fazer pinturas no rosto.
|
Iniciativa
A iniciativa é uma parceria da OAB/MT, Caixa de Assistência dos Advogados, ESA/MT e Comissões Temáticas e visa promover aproximação com a sociedade, em especial, integrar os futuros cidadãos fazendo-os conhecer melhor uma das instituições de maior credibilidade social.
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt
www.facebook.com/oabmt