Comissão promove simulado inédito para divulgar o direito internacional

20/06/2008 16:42 | Premiação

Mais de R$ 3 mil em obras jurídicas – este é o valor da premiação do I Simulado de Julgamento Internacional que a Comissão de Relações Internacionais da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso vai  promover entre julho e setembro e cujas inscrições das equipes que vão participar da competição encerram-se dia 30 do mês em curso  Com o simulado – uma experiência inédita da CRI – a comissão visa envolver acadêmicos de Direito com o direito internacional, além de incentivar o ensino jurídico no âmbito da Seccional da OAB. A oferta de prêmios em obras jurídicas pela CRI objetiva estimular os acadêmicos a estudar o direito internacional em saudável ambiente de competição, com a participação das faculdades de Direito de Mato Grosso.

Segundo o presidente da Comissão de Relações Internacionais, Silvano Macedo Galvão, as equipes inscritas, com o mínimo três e o máximo cinco integrantes, terão até o dia 30 de julho para fazer suas avaliações e entregar seus memoriais escritos, como demandantes e demandadas, para posteriormente fazerem a sustentação oral de suas  razões. O tema para aprofundamento no estudo do direito internacional no I Simulado da CRI é o seguinte: um país promove um ataque em outro país para eliminar um grupo que lá se escondeu, mas articula a execução de um plano para derrubar o presidente de sua nação. Quais são as implicações de um ato como esse e como o direito internacional pode ser aplicado para solução de um inevitável conflito diplomático dessa natureza?

Organizado pela Comissão de Relações Internacionais da Ordem, com apoio da Escola Superior de Advocacia (ESA), OAB e Caixa dos Advogados de Mato Grosso e patrocínio do Banco do Brasil S/A, o I Simulado de Julgamento Internacional terá carga horária de 30 horas/aula, com direito a certificado..O simulado  será realizado na sede da OAB, no Centro Político Administrativo (CPA).