OAB/MT comemora 75 anos homenageando ex-presidentes

26/06/2008 19:14 | Placas alusivas

Com a entrega de placas alusivas à data aos seus ex-presidentes ainda em atividade, a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso comemora nesta sexta-feira (27) 75 anos de existência. A solenidade será realizada nas dependências da OAB no CPA, a partir das 18 horas. Os homenageados são Salvador Pompeu de Barros Filho, Milton Armando Pompeu de Barros, Agnelo Bezerra Neto, Djalma Metello.Duarte Caldas, Amaral Augusto da Silva, Aníbal Pinheiro da Silva, Munir Feguri, Benedito Flaviano de Souza, José Simioni, Renato Gomes Nery, Rubens de Oliveira Santos Filho, Maria Helena Gargaglione Povoas e Ussiel Tavares da Silva Filho..

“É pena que outros onze ex-presidentes que ajudaram a construir a história gloriosa desta instituição que ao longo de sua de existência transformou-se numa trincheira e em poderoso porta-voz da sociedade não estejam mais entre nós para compartilhar da nossa alegria pelo transcurso de uma data tão significativa” – afirma Francisco Faiad, atual presidente da OAB.  Para Faiad é de fundamental importância que a OAB continue mantendo a independência que tem sido uma das suas mais marcantes características, na sua luta para corresponder aos anseios da população.

A OAB de Mato Grosso foi fundada no dia 29 de junho de 1933. São 75 anos de glórias, de conquistas, de embates contra regimes de exceção – como a ditadura de Getúlio Vargas de 1937 e a Revolução de 1964 – de defesa cerrada da sociedade . A OAB teve também seus períodos de dificuldades, principalmente financeiras, e muitas vezes advogados, mesmo com as suas anuidades em dia, tiveram que tirar dinheiro do bolso para ajudar a pagar salários de funcionários e na manutenção da sede da entidade. “A inadimplência dos advogados inscritos era muito grande...” – recorda um dos presidentes da década de 80.

Os problemas da instituição nem sempre eram só de ordem financeira. De vez em quando, a eleição de um novo presidente virava uma verdadeira batalha, porque ninguém queria saber de assumir o cargo. “Antigamente não havia esse negócio de disputa pela presidência, não! O presidente, cujo mandato estava encerrando chamava alguém de sua confiança e dava a ordem: “Você vai ficar no meu .lugar!". E não tinha essa de dizer não... tinha que assumir mesmo...” – recorda Salvador Pompeu de Barros Filho, que presidiu a OAB de 1965 a 1967.

Os oito primeiros presidentes da OAB que dirigiram a instituição por três décadas foram Salvador Celso de Albuquerque (1933-1935), Benjamin Duarte Monteiro (1935-1937), Ernesto Pereira Borges  (1937-1939), Oscar Correa Pina (1939-1955), Frederico Vaz Figueiredo (1955-1957), Hélio Pimenta Ribeiro (1957-1959), Gervásio Pereira Leite.(1961-1963) e Alcedino Pedroso da Silva (1965-1967) todos já falecidos. Mais recentemente faleceram outros três ex-presidentes da OAB: Sebastião (Dr. Paraná) de Oliveira (1971-1973), Agenor Ferreira Leão (1977-1979) e Benedito Sant’Ana da Silva Freire, que assumiu em 1985, mas não chegou a cumprir o mandato.