Técio Lins abre e Cezar Britto fecha a Conferência Estadual dos Advogados

22/07/2008 16:06 | Programação

Autor do livro “O que é ser advogado”, no qual narra suas memórias profissionais e a experiência na advocacia criminal durante as últimas 4 décadas, incluindo casos sobre a defesa de perseguidos políticos nos anos de chumbo da ditadura militar imposta ao Brasil em 1964, o advogado criminalista carioca Técio Lins e Silva faz a palestra de abertura da Conferência Estadual dos Advogados que a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso promove nos dias 11, 12 e 13 de agosto em seu auditório para lembrar os 20 anos da promulgação da Carta Magna de 1988. Por causa de seus grandes avanços, principalmente na área social, a Carta Magna passou a ser chamada  de “constituição cidadã”. Detentor de um invejável currículo, Técio Lins e Silva vai abordar em sua palestra o tema “De 1968 a 2008 – o que mudou no Estado Policial?”

A promoção da OAB conta com o apoio da Escola Superior de Advocacia e da Caixa dos Advogados e patrocínio da Brasil Telecom e Grupo Gazeta de Comunicação. A solenidade que abre a Conferência Estadual dos Advogados está marcada para as 19 horas do dia 11. Em seguida, Técio Lins e Silva faz a palestra de abertura do evento.

No dia 12 serão realizadas quatro palestras – duas pela manhã e duas à noite. O conselheiro da OAB da Paraíba Delosmar Domingos de Mendonça abre a série, falando, a partir das 8 horas, sobre o tema “Estado Democrático de Direito e Garantias do Processo”. Às 9 horas, o conselheiro federal de Rondônia Orestes Muniz discorre sobre “Relativação do Princípio da Presunção de Inocência e a Inegilibilidade”. As palestras da noite serão proferidas por Osmar Coelho, da OAB de Alagoas, e Dinailton Oliveira, ex-presidente da OAB da Bahia. Os dois não definiram ainda os temas que vão abordar.

Para o dia 13 estão programadas seis palestras, sendo três pela manhã e três no período noturno. A primeira começa às 8 horas, com o conselheiro da OAB do Rio de Janeiro Cláudio Pereira de Souza Neto falando sobre “Efetividade constitucional nos 20 anos da Constituição Federal”. Em seguida, às 9 horas, será a vez de Marcos Vinícius Furtado Coelho, conselheiro da OAB do Piauí, abordar o tema “A Constituição e o Processo Eleitoral”. Encerrando a série matutina, o advogado Alberto Lopes Mendes Rollo discorre sobre o tema “O Direito Eleitoral na Constituição Federal”.

A série de palestras da noite começa às 19 horas, com o vice-presidente do Conselho Federal e presidente em exercício da OAB nacional Vladimir Rossi Lourenço falando sobre “Reforma Tributária, uma solução para o País”. Na seqüência, o ex-senador e ex-ministro da Justiça Bernardo Cabral aborda o tema “Os 20 anos da Constituição Federal de 1988 – avanços e retrospectivas”. Encerrando a Conferência Estadual dos Advogados, o presidente licenciado do Conselho Federal da OAB, Cezar Britto, fala sobre o tema “Reforma Política e os 20 anos da Constituição”.