OAB vai ajudar advogados que são candidatos nas eleições de 2008

24/07/2008 15:18 | Processos eleitorais

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Francisco Faiad, emitiu comunicado nesta quinta-feira informando que a entidade vai ajudar todos os profissionais da advocacia que sejam candidatos nas atuais eleições, independentemente do cargo que disputa, partido ou coligação. Segundo ele, a Ordem sempre procurou estimular os advogados a participarem dos processos eleitorais, na condição de candidato, de forma que ajudem a assumir os destinos da nação. “Hoje não tem nenhum membro da advocacia, por exemplo, na Câmara Municipal de Cuiabá” – destacou.

Faiad lembrou que a advocacia brasileira sempre teve posição marcante no processo político nacional, na definição dos grandes momentos e temas de interesse público. Contudo, a classe não tem sabido preencher os espaços políticos de forma adequada. “Estamos à margem desse processo, sabendo que toda e qualquer definição dos caminhos da nação, seja na cidade, no Estado ou no País, ocorre nas instâncias políticas, da qual devemos estar presentes” – salientou. “A nossa omissão é que permite espaço para pessoas pouco comprometidas com os interesses públicos”.

Nesse entendimento, a Ordem vai dispor a todos os advogados que sejam candidatos sua possibilidade de fazer comunicados para a classe, divulgando projetos e propostas e ainda para convocações. “Estamos oferecendo à classe o apoio institucional para que advogados comprometidos com a classe possam ocupar os postos estratégicos na luta pela defesa da sociedade e da própria advocacia”.

Além disso, segundo Faiad, a direção da Associação dos Advogados de Mato Grosso colocou seu espaço à disposição dos advogados que disputarão a eleição para reuniões. A primeira vai acontecer ainda nesta quinta-feira, convocada pelo advogado Paulo Borges Júnior, que anunciou interesse em reunir a classe para expor seus pontos de vista em relação aos projetos e propostas para o mandato de vereador.

Faiad antecipou ainda que a Ordem pretende, a exemplo do que faz em todas as eleições, ouvir todos os candidatos a prefeito de Cuiabá, sob suas propostas e interesses. “Conhecemos o nosso papel e a importância da advocacia na formação do cenário político. Queremos debater tais questões” – salientou.