OAB acompanha investigação sobre morte de jovem espancado em delegacia de Sinop

29/07/2008 19:40 | Investigação

A Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Sinop vai acompanhar todos os passos das investigações da Polícia Civil e dos procedimentos administrativos da Polícia Militar para apurar a morte do jovem Tiago Rodrigues dos Santos, após ser espancado pelo PM Evanildo da Silva Moreira Lopes, sábado à noite, numa sala da Delegacia Municipal da cidade. A versão da PM é que Tiago dos Santos, que tinha 22 anos e trabalhava como pedreiro, e um seu irmão, Dione Rodrigues dos Santos, teriam disparado alguns tiros de arma de fogo contra o policial no bairro Ibirapuera, o que provocou violenta sua reação. Mas Dione, que também foi preso e espancando pelo soldado, e sua família afirmam que a versão da PM é mentirosa.

O acompanhamento da Ordem dos Advogados do Brasil sobre a morte de Tiago dos Santos será feito pelo presidente da  Comissão dos Direitos Humanos da Subseção de Sinop, Denovan Isidoro de Lima. Hoje (29),  Denovan entrou em contato com o comandante de área de Sinop, major Vilas Boas, para marcar uma reunião com o oficial para lhe comunicar que a CDH vai acompanhar todos os passos da investigação, mas não pôde ser recebido. A OAB vai também manifestar ao comandante da PM a preocupação da instituição com a possibilidade de haver interferência nas investigações, por causa do envolvimento e conivência de membros da corporação no crime, e a morte de Tiago não ser apurada com o rigor que a sociedade exige. O aspirante Dallaqua e um soldado não identificado assistiram o PM Evanildo espancar os dois irmãos, que estavam algemados, e nada fizeram para defendê-los.