Foto: Adia Borges - Fotos da Terra
|
Transformar a realidade com vistas a um futuro promissor. Com este objetivo, advogadas membros da Comissão de Direito da Mulher (CDM) da OAB/MT e empresárias que integram a BPW Cuiabá conheceram, na última sexta-feira (14 de junho), o Projeto Sonha Brasil. Coordenado pelas Irmãs Beneditinas da Divina Providência e realizado na Casa Irmã Faustina, no bairro Pedra 90, em Cuiabá, o projeto atende meninas com idades entre oito e 16 anos em situação de vulnerabilidade social.
|
A falta de apoio dos poderes públicos municipal e estadual e o acolhimento de meninas foram fatores decisivos, segundo a presidente da CDM, Ana Lúcia Ricarte, para a escolha da Casa. “Vamos formatar um projeto que ofereça tudo o que o estado e a família não dão a essas crianças e adolescentes. Temos que criar uma rede que proporcione a elas informação para que possam florescer. Queremos que todas se tornem mulheres empreendedoras e mudem o ciclo de suas vidas. Mas para que isso ocorra temos que dar oportunidade a todas”.
|
|
|
A secretária-geral adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT) e membro da CDM, Ana Carolina Naves Dias Barchet, acompanhou a visita. Na recepção, as crianças e jovens do projeto puderam mostrar um pouco do conhecimento adquirido nas aulas de dança às visitantes em uma apresentação que emocionou a todos.
|
Sem qualquer auxílio do poder público, o trabalho é levado adiante graças às doações de pessoas que, sensibilizadas com a causa, colaboram, de várias formas, com a Casa. De acordo com a coordenadora do local, Irmã Augustina, o auxílio vem em diversas formas. “Cada um ajuda da forma que pode”, ressalta. Ela conta que as meninas têm atividades alternativas de lazer, cultura e educação no contraturno escolar.
A secretária-geral adjunta da CAA/MT explica que a principal demanda do Projeto Sonha Brasil, atualmente, é a contratação de professores e psicólogos que, por meio do desenvolvimento de atividades, combatam a ociosidade das crianças que frequentam o espaço. “O motivo dessa visita é, justamente, mostrar às empresárias o trabalho realizado pelas freiras e buscar parcerias para suprir essa necessidade”.
BPW
A presidente da BPW Cuiabá, Mariza Bazo, demonstrou grande interesse em participar da ação proposta pela Comissão de Direito da Mulher. “Temos que desenvolver um projeto que se preocupe com a continuidade dos trabalhos, assegurando, assim, uma boa formação às meninas da Casa Irmã Faustina”. Ela lembrou a boa avaliação que tem as empresas que se preocupam com questões de responsabilidade social.
“Não conhecia o Projeto Sonha Brasil, mas pude perceber, aqui, que é um trabalho muito sério. Estou disposta a apoiar com aquilo que for necessário”, revela a empresária Gina Defanti. Ana Lúcia Ricarte adianta que está buscando mecanismos legais para que as doações sejam abatidas do Imposto de renda.
Serviço
A Casa Irmã Faustina (Projeto Sonha Brasil) está localizada na Avenida Santos Dumont, 1410, bairro Pedra 90. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail casairmafaustina@terra.com.br.
Fotos: Adia Borges – Fotos da Terra
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt
www.facebook.com/oabmt