Sucesso de seminário da OAB superou expectativas

01/08/2008 18:18 | Superação

O Seminário “Movimento Ensinar Direito: problemas e soluções”, promovido hoje (1) pelas Comissões de Ensino Jurídico e de Estágio e Exame de Ordem da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso superou a mais otimista expectativa, não apenas dos organizadores, mas também dos participantes do evento realizado no Plenarinho da OAB. A avaliação é do presidente da Comissão de Ensino Jurídico, Jenz Prochnow Júnior, que conduziu os trabalhos junto com Daniel Paulo Maia Teixeira, presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem. Participaram do seminário dirigentes e coordenadores de cursos de diversas faculdades, tanto de Cuiabá, como de municípios distantes – Colider, Barra do Garças, Araputanga – além de alguns acadêmicos de Direito.

As palestras proferidas durante o seminário, que se estendeu das 9 às 17 horas, provocaram acalorados debates que fizeram aflorar muitos problemas que professores de algumas faculdades de Direito enfrentam para ministrar aos seus alunos um ensino jurídico de qualidade. Conforme foi reveldo no evento, algumas instituições de ensino superior de Mato Grosso não dispõem de instalações adequadas, deficiência que acaba refletindo no aprendizado do aluno que muitas vezes sai da escola sem a mínima condição de enfrentar o Exame de Ordem e muito menos o mercado de trabalho. O baixo índice de aprovação no Exame de Ordem da OAB de Mato Grosso reflete uma triste realidade que precisa ser mudada com urgência – destacaram participantes do seminário.

Para o presidente da Comissão de Ensino Jurídico, os debates e a troca de idéias dos dirigentes e dos coordenadores de curso das faculdades foram muito importantes ee produtivos. Tanto é que foram feitas sugestões no sentido das duas comissões da OAB tornarem o seminário mais rotineiro. Jenz Porchnow acha a idéia válida, mas admite que o máximo que pode ser realizado são dois eventos por ano – um em cada semestre. O que pode ser discutido e avaliado é a realização de seminários regionais nas Subseções da OAB. “O interesse dos participantes na realização de mais eventos como o de hoje é uma demonstração que o trabalho que todos nós estamos desenvolvendo na busca de uma melhoria do ensino jurídico em Mato Grosso está dando resultados” – afirma Jenz Prochnow.

Dirigentes de faculdades e coordenadores de cursos vieram de longe – Barra do Garças, Colider, Araputanga,  Diamantino, etc. – participar do seminário. Estiveram presentes aos debates João Ernesto Paes de Barros (Afirmativo), Teófilo Marcio de Arruda Barros Júnior e Nivaldo Aparecido Medeiro ( Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura – Icec), Joary Leite da Cunha Mattos (UFMT), Antonio Alberto Schommer (Unic – Beira Rio), Frederico Capistrano Tomé (Unic – campus Barão), Eduardo Costa Coelho Leal (Unirondon), Maximilian Maiolino Leão (Unic – Várzea Grande), Luís Henrique Soares Gatto (Univag), Mailsa  (Faculdade Católica Rainha da Paz – Araputanga), Ronny César Camilo Mota (Faculdades Cathedral – Barra do Garças), Júlio César Bacovis (Unemat), Artur Birtche e Telmo Branco Filho (Faculdade de Colider – Facider), Leal Tadeu Queiroz (Faculdade de Diamantino – Uned), Guilherme Ribeiro (Unilasalle), Marcelo Antonio Theodoro (Unic – Primavera do Leste) e Gustavo Porto Franco Piola (Unic – Comissão de Estudos Jurídicos).