PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Notícia | mais notícias

88 advogados disputam as eleições deste ano em MT

06/08/2008 15:24 | Disputa

    Atendendo a insistentes apelos da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, 88 advogados decidiram disputar as eleições deste ano no Estado. São 13 candidatos a prefeito, 5 a vice-prefeito e 70 a vereadores. De acordo com registros do Tribunal Superior Eleitoral, Mato Grosso é o 5º Estado com maior número de advogados registrados para concorrer ao pleito de 5 de outubro. Empenhada na luta pela moralização e ética na política, a OAB de Mato Grosso, em parceria com o Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral e o Ministério Público do Estado, passou este ano a incentivar a candidatura de advogados a cargos eletivos, inclusive proporcionado-lhes apoio institucional.

     Segundo o presidente da OAB, Francisco Faiad, a participação de 88 advogados nas próximas eleições municipais – em todo o Brasil são 818 disputando prefeituras – revela que a classe quer ampliar a participação na vida política do país. Essa constatação feita por Faiad nas suas andanças pelo Estado é que levou a OAB a incentivar candidaturas de profissionais da advocacia. “Estamos oferecendo aos profissionais do Direito o apoio institucional para que advogados comprometidos com a classe possam ocupar postos estratégicos na luta pela defesa da sociedade e da própria advocacia, contribuindo para o fortalecimento da democracia” – afirma Faiad.

     Empresários de todos os segmentos lideram disparadamente a lista de postulantes a cargos de prefeitos, com 1444 candidatos, seguidos de comerciantes, com 1378; agricultores, 1209; advogados, 818; médicos 479; administradores, 422 e engenheiros, 373. Para Faiad, a OAB de Mato Grosso, que ao longo dos seus 75 anos tem pautado sua atuação por uma defesa cerrada da sociedade e da democracia, mesmo em tempos difíceis como os anos de chumbo da ditadura militar, tem um motivo muito forte para lutar pela participação de advogados na vida pública: muitas vezes, a omissão de uma classe abre espaço para pessoas sem compromissos com o interesse público obterem vitórias nas urnas.

 


Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp