OAB encerra Conferência dos Advogados homenageando constituintes de MT

12/08/2008 19:24 | Encerramento

Com a entrega de placa de prata aos 9 constituintes vivos de Mato Grosso que participaram da elaboração da Carta Magna de 1988, a Ordem dos Advogados do Brasil encerra amanhã, 13, em seu auditório, a Conferência Estadual dos Advogados, evento promovido pela OAB em parceria com a Escola Superior dos Advogados e Associação dos Advogados para comemorar o dia dos profissionais da advocacia e os 20 anos de promulgação da chamada ”Constituição Cidadã”. Para encerrar o evento, iniciado segunda-feira à noite com uma brilhante conferência do advogado criminalista carioca Técio Lins e Silva, seis palestras, com a presença de renomados oradores como o ex-senador e ex-ministro da Justiça Bernardo Cabral e o presidente licenciado do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Brito.

“A homenagem que a OAB está prestando aos 9 constituintes de Mato Grosso é um reconhecimento pela contribuição que deram ao Congresso Nacional, não medindo esforços para ajudar o país a elaborar uma Carta Magna que trouxe significativos avanços na área social. Por isso mesmo, a Carta Magna foi chamada pelo presidente da Assembléia Nacional Constituinte, Ulysses Guimarães, de “Constituição Cidadã”. Serão homenageados com placa de prata os constituintes Louremberg Nunes Rocha, Júlio Campos, Percival Muniz, Ubiratan Spinelli, Antero Paes de Barros, Osvaldo Roberto Sobrinho, José Márcio de Lacerda, Joaquim Sucena e Rodrigues Palma. Não estão mais entre nós o senador Roberto Campos e o deputado federal Norberto Schwantes. As placas serão entregues aos homenageados às 19 horas.

No último dia da Conferência dos Advogados serão proferidas seis palestras, Às 8 horas, o conselheiro da OAB do Rio de Janeiro Cláudio Pereira de Souza Neto fala sobre “Efetividade constitucional nos 20 anos da Constituição Federal”. Em seguida, Marcos Vinícius Furtado Coelho, conselheiro da OAB do Piauí, discorre sobre o tema “A Constituição e o Processo Eleitoral”. No encerramento das palestras matinais, o advogado de São Paulo Alberto Lopes Mendes Rollo, fala sobre “O Direito Eleitoral na Constituição Federal”.

Na última fase das palestras, às 19 horas o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Vladimir Rossi Lourenço, discorre sobre “Reforma Tributária, uma solução para o País”. Em seguida, o ex-senador e ex-ministro da Justiça Bernardo Cabral fala sobre “Os 20 anos da Constituição Federal de 1988 – Avanços e Retrospectivas”. Caberá ao presidente do Conselho Federal da OAB, Cezar Brito, encerrar o evento, falando sobre “Reforma Política e os 20 anos da Constituição”.  Todas as palestras são seguidas de debates com o público.