Comissão alerta para cuidado com a utilização ilegal das marcas da Fifa

14/06/2013 14:57 | Uso Indevido
Foto da Notícia: Comissão alerta para cuidado com a utilização ilegal das marcas da Fifa
    O presidente da Comissão de Propriedade Intelectual e Direito Autoral da OAB/MT, Geraldo da Cunha Macedo, faz alerta sobre o uso indevido de marcas relacionadas à Copa de 2014. Ele instrui aos advogados e advogadas a orientarem corretamente seus clientes, principalmente para quem atua na área empresarial, antes de usarem qualquer anúncio relacionado ao evento.

Nos últimos seis meses a Fifa registrou mais de 100 casos de utilização ilegal das marcas das Copas das Confederações e do Mundo no Brasil.  "É bom salientar que o empresário não patrocinador do evento da Fifa, que é particular, não poderá se aproveitar do evento para realizar sua propaganda, não poderá associar seu serviço ou produto ao evento, sob pena de violar marca registrada de outrem", observou Geraldo Macedo.

img

A Fifa detém exclusividade do uso comercial de termos como “Mundial 2014”, “Copa do Mundo”, “Copa 2014” ou “São Paulo 2014”, por exemplo, no caso de capital paulista, que vai sediar a abertura do Mundial2014 ( e o mesmo vale para as outras sedes). O governo federal, entretanto possui uma “licença exclusiva” para uso dos termos.

Ambulantes

O entorno dos estádios terá uma área de restrição comercial, onde estão proibidos, por exemplo, os ambulantes não autorizados. “As áreas estão sendo definidos, de estádio para estádio. A fiscalização, em dias de jogos, será feita por “duas ou três pessoas” da Fifa que vão circular pelo entorno das arenas e reportar os casos ás autoridades locais de segurança, até porque não temos poder de polícia”, afirmou o responsável pelo programa as marcas da Fifa, Auke-Jan Bossenbroek.

www.twitter.com/oabmt
www.facebook.com/oabmt