Perri destaca papel dos Juizados Especiais na atuação do Judiciário

27/08/2008 21:35 | Atuação

Os Juizados Especiais são a tábua de salvação do Poder Judiciário – afirmou esta noite, 27, o corregedor geral de Justiça, desembargador Orlando de Almeida Perri,  ao falar na solenidade de abertura do Seminário Multidisciplinar de Juizados Especiais que está sendo realizado no auditório da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil. O orador lembrou que só os Juizados Especiais do Centro de Cuiabá recebem, em média, 300 processos por mês. O orador falou das dificuldades do Poder Judiciário de Mato Grosso, que padece da falta de estrutura, de recursos financeiros e de pessoal, mas envida todos os esforços para se tornar referência nacional. Segundo Perri, a modernização tecnológica da Justiça de Mato Grosso já é realidade, destacando que logo o Estado terá uma comarca inteiramente virtual: a de Poconé.

Ao dar as boas-vindas aos participantes do seminário organizado pela Comissão dos Juizados Especiais da OAB em parceria com o Tribunal de Justiça, a Escola Superior de Advocacia e a Ordem dos Advogados, a secretária geral da instituição, Luciana Serafim, que representou o presidente Francisco Faiad, enalteceu o trabalho em conjunto que vem sendo desenvolvido em Mato Grosso, principalmente em prol dos Juizados, para que a sociedade tenha uma Justiça de  melhor qualidade. Ela reconheceu também as dificuldades que os magistrados enfrentam no desempenho de suas funções, o que não diminui o empenho dos juízes na busca de uma Justiça que atenda efetivamente a população.

O presidente da Comissão dos Juizados Especiais da OAB, Humberto Affonso Del Nery, também destacou os esforços do Poder Judiciário para atender os pedidos da comissão, com vistas à melhoria do atendimento dos advogados e da sociedade. Inclusive na designação de servidores para os Juizados Especiais. Depois de sua fala, foi feita a primeira palestra da noite, com o juiz João Bosco Soares da Silva substituindo o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, que não pôde comparecer ao seminário, em virtude de doença na família. Amanhã, 28, serão realizadas duas palestras, com a primeira começando às 19 horas. O evento termina dia 29.