Candidatos se propõem a solucionar os graves problemas de Cuiabá

12/09/2008 22:13 | Candidatos

Investir pesado em saúde, educação, segurança pública, transporte coletivo, saneamento básico, habitação – esta foi a tônica dos discursos dos três candidatos à Prefeitura de Cuiabá – Mauro Mendes (PR), Valtenir Pereira (PSB) e Procurador Mauro (Psol) – que participaram nesta sexta-feira à noite no auditório da OAB do debate organizado em parceria pela Ordem dos Advogados do Brasil e o site Olhar Direto, com apoio da Folha do Estado. Os outros dois candidatos – Wilson Santos (PSDB) e Walter Rabello (PP) – não compareceram ao debate, mesmo tendo assinado um Termo de Compromisso com os organizadores do evento, e nem deram satisfações.

Demonstrando que conhecem muito bem os graves problemas que Cuiabá enfrenta em todos os setores, principalmente nas áreas de educação, saúde, segurança pública, transporte coletivo, habitação, saneamento básico, os três postulantes ao cargo falaram sobre os projetos que pretendem desenvolver para resolvê-los para minimizar os sofrimentos da população. Na visão de Mauro Mendes, Valtenir Pereira e Procurador Mauro soluções para esses problemas existem, basta que os gestores de Cuiabá administrem o município com maior transparência e responsabilidade. O crítico mais contundente do atual prefeito Wilson Santos, candidato à reeleição, foi Mauro Mendes.

Uma das promessas de Mauro Mendes é articular ações com a Polícia Federal, Polícia Militar e Polícia Civil para combater com vigor o tráfico de drogas em Cuiabá. Ele considera que é perfeitamente viável desenvolver um programa para por fim ao crescente comércio e consusmo de drogas não apenas nas portas das escolas, mas em toda a cidade. Na sua opinião, esse problema que tanto aflige as famílias cuiabanas, é simplesmente uma questão de decisão política.

Segundo o Procurador Mauro, o Psol vai colocar em primeiro plano a saúde, cuja situação é caótica, conforme reconhece a própria população. Mas o partido vai investir também em água, esgoto, asfalto, principalmente nos bairros carentes que não contam com esses benefícios. “O compromisso do Psol é com os trabalhadores e não com as classes dominantes” – afirmou o candidato Procurador Mauro.

Valtenir Pereira destacou que a solução dos problemas do transporte coletivo vai ser uma das prioridades da sua administração. Garantiu que vai identificar todas as mazelas desse setor para buscar as soluções que a população reclama. Vai também acionar a Secretaria Municipal de Transporte Urbano (SMTU) para fiscalizar o transporte coletivo e a própria MTU – a associação patronal das empresas que atuam nesse setor em Cuiabá.

O debate foi conduzido pelo jornalista Mauro Zanatta, da sucursal de Brasília do jornal Valor Econômico e transmitido via online pelo site www.olhardireto.com.br (.) Esperava-se que com as desrespeitosas ausências de Wilson Santos e Walter Rabello, os outros candidatos iriam criticá-los duramente. Mas não foi o que aconteceu, com Mauro Mendes, Valtenir Pereira e Procurador Mauro limitando suas críticas em alto nível à administração de Santos.