ABPI poderá trazer para Cuiabá congresso de âmbito internacional

19/09/2008 19:32 | Congresso em Cuiabá

Cuiabá poderá ser sede no primeiro semestre de 2009 do Congresso Nacional de Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica, um evento que conta com a participação inclusive de representantes da América do Sul e que tradicionalmente é realizado no eixo Rio-São Paulo. As negociações neste sentido já foram iniciadas entre a presidenta da Associação Brasileira de Propriedade Industrial, Juliana Viegas, e o presidente da Comissão de Propriedade Intelectual e Direito Autoral da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso, Geraldo da Cunha Macedo.

As perspectivas para realização do congresso em Cuiabá são tão animadoras que o advogado Manoel Pereira dos Santos, da ABPI, foi designado pela entidade par coordenar uma comissão para estudar a realização do evento em Cuiabá. Pereira dos Santos já entrou em contato com o presidente da CPIDA, Geraldo da Cunha Macedo, que deve ser um dos integrantes da comissão em Mato Grosso.

O presidente do Sebrae nacional, Paulo Alvim, um dos palestrantes do Congresso Mato-grossense de Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica, realizado a semana passada no auditório da OAB, ficou tão impressionado com o nível do evento que já prometeu apoio do órgão às futuras promoções da CPIDA.

“Fiquei muito satisfeito com o resultado alcançado, pois atingimos o objetivo a que nos propomos que é o de discutir a propriedade intelectual e a inovação tecnológica” – destacou Geraldo da Cunha Macedo. No decorrer dos dois dias de congresso – terça e quarta-feira – cujo tema central foi “Caminhos para a competitividade e desenvolvimento econômico” foram proferidas 10 palestras, seguidas de debates. Os debates ao final das palestras, proferidas pela manhã e à noite, para que os participantes ficassem com a tarde livre, mostraram que o evento correspondeu inteiramente às expectativas do público.

Outro parceiro com que a CPIDA poderá contar nas suas próximas promoções é o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mara, conforme anunciou o engenheiro agrônomo Leontino Rezende Taveira, que fez uma brilhante palestra sobre a propriedade intelectual no agronegócio. O palestrante destacou a importância da propriedade intelectual nesse ramo de atividade para que os empresários rurais possam agregar valor aos seus produtos.