Desembargadores definem a lista tríplice do quinto constitucional da OAB

08/10/2008 18:41 | Lista tríplice

O colegiado de desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado escolhe nesta quinta-feira, 9, em sessão pública, mas com votação secreta, os nomes de três dos seis advogados que concorrem ao mais alto cargo da Corte de Justiça pelo quinto constitucional da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso. Depois da votação, a lista tríplice será encaminhada ao governador Blairo Maggi que escolhe, entre os três nomes definidos pelo colegiado, o advogado oriundo da OAB que vai ocupar a vaga aberta com a aposentadoria compulsória do desembargador Munir Feguri. O nome do futuro desembargador do Tribunal de Justiça deverá ser conhecido até o final do mês em curso.

Ao contrário do que ocorre na escolha de desembargadores entre magistrados de carreira, a votação do quinto constitucional é secreta. Motivo: os desembargadores conhecem muito os magistrados, com os quais convivem ao longo da carreira na magistratura, o que nem sempre acontece em relação aos advogados. Mas a falta de contato não é empecilho para o voto consciente do desembargadores: além da OAB ter encaminhado junto com a lista sêxtupla ao Tribunal de Justiça o currículo de cada um para ser distribuído aos membros do colegiado, os seis concorrentes à vaga de Feguri foram de gabinete em gabinete pedir o apoio dos ilustres eleitores para a votação da lista tríplice.

A sessão extraordinária que definirá a lista tríplice do quinto constitucional começa às 9 horas, com a presença dos 29 membros do colegiado, incluindo o presidente do TJ, Paulo Inácio Dias Lessa. Os seis integrantes da lista sêxtupla são Luiz Ferreira da Silva, Cláudio Stábile Ribeiro, Jenz Prochnow, João Batista Beneti, Elarmin Miranda e Samuel Franco Dália Junior. Os seis foram escolhidos durante a assembléia realizada dia 2 de outubro no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil em votação aberta. O voto dos 29 desembargadores será feito através de cédulas que serão colocadas numa urna e abertas ao final da votação para se conhecer os nomes da lista tríplice.