Luiz Ferreira é o novo desembargador do quinto constitucional da OAB

09/10/2008 17:19 | Quinto constitucional

O advogado Luiz Ferreira da Silva é o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado pelo quinto constitucional da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso.Sua indicação para ocupar a vaga de Munir Feguri, aposentado por idade, foi feita pelo governador Blairo Maggi nesta quinta-feira, 9, pouco tempo depois do colegiado de desembargadores do Tribunal de Justiça ter escolhido da lista sêxtupla da OAB, os três nomes – Luiz Ferreira da Silva, Jenz Prochnow Júnior e Cláudio Stábile Ribeiro – para a lista tríplice. Da lista sêxtupla, escolhida dia 2 de outubro, faziam parte também os advogados João Batista Beneti, Elarmin Miranda e Samuel Franco Dália Júnior.

A votação dos 27 desembargadores – Orlando Perri e Evandro Stábile não compareceram à sessão extraordinária – foi rápida. Cada desembargador votava em três nomes da lista sêxtupla em uma cédula que era colocada numa mini-urna que um servidor do Judiciário levava até o local onde cada integrante do colegiado estava sentado. Terminada a votação, o desembargador Gerson Pereira Paz fez a conferência dos votos que apontou empate entre Luiz Ferreira da Silva e Jenz Prochnow Júnior, com 17 votos cada. No desempate, pelo critério de antiguidade de inscrição na OAB, Luiz Ferreira levou vantagem, pois está na instituição desde 29 de abril de 1.975. Cláudio Stábile ficou em 3° lugar com 15 votos.

Natural de Serra Verde-RN, onde nasceu em 15/6/1950, Luiz Ferreira da Silva veio para o Mato Grosso indiviso quando tinha apenas cinco anos de idade. Ele fez o curso de Contabilidade Técnica na Escola Técnica de Cuiabá e formou-se em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso em 1.975. Entre 1.998 e 2.000 foi secretário do Tribunal de Ética e Disciplina, cuja presidência assumiu em 2.001 e se mantém no cargo até hoje. O novo desembargador do TJ é casado e pai de quatro filhas. Esta foi a segunda vez que Luiz Ferreira da Silva concorreu ao quinto constitucional. Na disputa anterior pelo mais alto cargo da magistratura mato-grossense, Luiz Ferreira da Silva perdeu para Maria Helena Póvoas.