Luiz Ferreira é empossado como desembargador em concorrida solenidade

14/10/2008 12:41 | Solenidade

Com três vitórias consecutivas – primeiro a aprovação do seu nome na relação dos 20 inscritos para concorrer ao quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso, depois a inclusão na lista sêxtupla e finalmente na lista tríplice encaminhada ao governador Blairo Maggi – o advogado Luiz Ferreira da Silva foi escolhido o novo desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e  tomou posse hoje, 14, assumindo a vaga  de Munir Feguri. Na reta final para constituição da lista tríplice, pelo Colegiado de Desembargadores, Luiz Ferreira da Silva empatou com Jenz Prochnow Júnior, ambos com 17 votos, mas levou vantagem no desempate, por ter mais tempo de serviços prestados à Seccional da OAB. Cláudio Stábile Ribeiro, o terceiro da lista tríplice, teve 15 votos.

Apesar de ter provocado protestos e até recursos na Justiça, a escolha do desembargador do quinto constitucional foi feita através do voto aberto e não secreto como pretendiam grupos dissidentes. Aprovados os nomes de 19 dos 20 concorrentes ao cargo, o Conselho Secciona da OAB escolheu, também por voto aberto, a lista sêxtupla, que foi remetida ao Colegiado de Desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado. Também numa sessão pública e com voto aberto, o TJ escolheu entre os seis nomes a lista tríplice, imediatamente encaminhada ao governador do Estado. Poucas horas depois da lista tríplice ter chegado às suas mãos, Blairo Maggi anunciou o nome do novo desembargador do TJ.

Com o Plenário 1 do Tribunal de Justiça lotado, a posse de Luiz Ferreira da Silva no cargo de desembargador foi das mais concorridas. Depois da leitura do termo de posse de Luiz Ferreira da Silva, feita pela diretora geral do Tribunal de Justiça, Dirce Maria Barros, o novo desembargador prestou juramento e foi condecorado pelo presidente do TJ, Paulo Inácio Dias Lessa com o Colar do Mérito Judiciário. “Foi uma das mais concorridas solenidades de posses de desembargadores no Tribunal de Justiça de Mato Grosso” esse era o comentário quer mais se ouvia se ouvia entre os presentes. Tanto é que o novo desembargador permaneceu um tempão no plenário recebendo cumprimentos de amigos..

Depois do pronunciamento do presidente da Ordem dos Advogados dó Brasil em Mato Grosso, Francisco Anis Faiad, a desembargadora Maria Helena Póvoas, também oriunda do quinto constitucional, fez o discurso de saudação ao novo desembargador. A oradora enalteceu as qualidades pessoais e profissionais de Luiz Ferreira da Silva, que chega ao mais alto cargo da Justiça do Estado, depois de muita luta. Maria Helena Póvoas terminou seu discurso rogando a Deus que abençoe Luiz Ferreira da Silva nesta nova caminhada. O novo desembargador chega ao cargo depois de três décadas advogando em Mato Grosso. Nos últimos anos, Luiz Ferreira da Silva dividiu seu tempo entre sua banca de advocacia e a OAB, dedicando-se ao respeitado Tribunal de Ética e Disciplina, cuja presidência vinha ocupando desde 2001.