Denúncias de violações aos direitos humanos em entidade internacional

15/10/2008 18:04 | Direitos humanos

Advogados que defenderam alguma vítima de violação dos direitos humanos fundamentais e quiserem denunciar o abuso podem dispor de um poderoso instrumento: a Competição Internacional de Discursos de Direitos Humanos para Advogados, cuja sede – o Memorial de Caen – fica em Paris. Desde que foi criada, já foram realizadas 19 competições, que resultaram no envio de mais de 1 mil trabalhos de cinco continentes à sede da entidade, enquanto 190 profissionais da advocacia se deslocaram até a capital francesa para ter sua causa ouvida em público. A 20ª competição está programada para o dia 20 de fevereiro de 2009.

No decorrer das 19 competições, a Competição Internacional de Discursos de Direitos Humanos para Advogados construiu uma reputação sólida graças ao apoio de um Comitê de Patrocinadores Profissionais entre os quais se incluem a Associação Internacional de Jovens Advogados, Ordem dos Advogados de Paris, Conselho Nacional de Advogados da França, Conferência de Presidentes de Ordens de Advogados da França e Além-mar, Federação Nacional de Jovens Advogados e União Internacional dos Advogados.

A comunicação sobre a realização do evento foi feita à presidenta da Comissão dos Direitos Humanos da OAB de Mato Grosso, Betsey Polistchuck  de Miranda,  pelo presidente da Comissão Nacional de Relações Internacionais do Conselho Federal da OAB, Roberto Busato. “É uma ótima oportunidade para quem quiser participar de um evento de tamanha envergadura” – afirma a presidenta da CDH.