OAB lamenta violação aos seus estatutos pelo Ministério Público de Rondonópolis

21/10/2008 17:14 | Estatutos

O Ministério Público de Rondonópolis abriu investigação paralela à da Polícia Federal daquele Município para apurar eventual crime eleitoral ocorrido durante as eleições municipais que culminaram com a vitória do deputado José Carlos do Pátio (PMDB) para a prefeitura municipal. No entanto, advogados de Rondonópolis têm reclamado da total falta de respeito às prerrogativas dos profissionais da advocacia na medida em que estão sendo impedidos de acompanhar depoimentos e de ter acesso aos autos do Inquérito Policial. Sequer questionamentos feitos por advogados aos promotores são respondidos.

Segundo o presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso, Francisco Faiad, já houve a reclamação de tais fatos diretamente à pessoa do Procurador Geral de Justiça,  Paulo Prado, que prometeu verificar a situação e pedir aos promotores o respeito à lei. Ainda de acordo com o presidente da OAB é estranho que o Ministério Público de Rondonópolis esteja apurando fatos que já vêm sendo investigados pela Polícia Federal. "Nós defendemos a apuração de toda e qualquer denúncia de compra de votos, e mais ainda, que todos os denunciados sejam investigados, independentemente do partido, da coligação e de terem vencido ou não as eleições" – afirma Faiad.

O presidente da OAB alega também que a apuração de delitos pelo MinistérioPúblico ainda é questionável: "Se a Polícia Federal já vem apurando as denúncias, por que o MP abre idêntica investigação. Estaria o MP de Rondonópolis desacreditando no trabalho da Polícia Federal?" –  questiona Faiad.  Novos requerimentos para a observância do Estatuto da OAB/MT serão dirigidos ao Procurador Geral de Justiça.