OAB e MCCE somam forças de novo para combater a corrupção eleitoral

23/10/2008 19:34 | Fiscalização

A exemplo do que já aconteceu no dia 5 de outubro, equipes da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral no Estado estarão de plantão no próximo domingo, 26, na sede da Ordem, no CPA, acompanhando o desenrolar da votação do 2° turno para eleição do prefeito de Cuiabá e prontas para denunciar qualquer tentativa de fraudes no pleito. Para o presidente da OAB, Francisco Anis Faiad, e o coordenador do MCCE, Antonio Cavalcante Filho, o Ceará, o resultado da fiscalização em conjunto no primeiro turno foi muito positivo, pois muitas denúncias foram recebidas e imediatamente encaminhadas aos órgãos competentes.

A fiscalização do processo eleitoral no plantão OAB/MCCE começará às 8 horas e só será encerrada às 17 horas, com o fim a votação. Um grupo de voluntários das duas entidades vai promover, inclusive, um “Mutirão Contra a Corrupção Eleitoral”, percorrendo os locais de votação para orientr o eleitor sobre a importância do voto consciente. Como não tem segundo turno em Várzea Grande – como em nenhum outro município de Mato Grosso – voluntários do MCCE da vizinha cidade virão reforçar a fiscalização do pleito em Cuiabá. A vigilância será redobrada, principalmente nas proximidades dos locais de votação, depois das acusações recíprocas entre os candidatos Wilson Santos e Mauro Mendes sobre compra de votos.

“O objetivo do Mutirão Contra a Corrupção Eleitoral é mostrar ao eleitor a importância do seu voto para o aperfeiçoamento da nossa democracia” – afirma Ceará. Mas ele lembra que antes de vender o voto, o eleitor deve pensar muito bem, pois a legislação brasileira não pune apenas o corruptor, mas o corrupto também. Conforme Ceará, nos locais onde houver indícios de crimes eleitorais, além dos voluntários, qualquer cidadão pode acionar o plantão da OAB/MCCE pelo telefone 3613-0900 que imediatamente serão tomadas as providências cabíveis pelas autoridades competentes para punição dos infratores da legislação eleitoral. “Vamos trabalhar para que Cuiabá prove que assumiu de fato a campanha por eleições limpas” – diz Ceará.