Número de denúncias no 2° turno em Cuiabá caiu muito

26/10/2008 18:22 | Denúncias no 2º turno

As equipes da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso (OAB) e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) receberam apenas oito denúncias sobre violação à legislação eleitoral, envolvendo principalmente compra de votos durante o plantão das 8 às 17 horas de hoje, 26. No primeiro turno, no dia 5 de outubro, foram mais de 20. Na Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral, o número de pessoas que ligaram para o órgão para fazer denúncias caiu de 635 para 145. Uma explicação óbvia para a redução é que, ao contrário do primeiro turno, não havia tantos candidatos a vereador nas ruas tumultuando o processo eleitoral...

Uma hora antes do encerramento da votação, a previsão era de que a abstenção poderia atingir um índice muito acima do que já era esperado, inclusive pelo próprio Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. Quem deixou para votar no período da tarde ficou impressionado com o esvaziamento das seções eleitorais. Além do aparente desinteresse do eleitorado, o feriadão prolongado, com o ponto facultativo de segunda-feira, afastou milhares de eleitores das urnas. No primeiro turno, a abstenção ficou em 15,58%, com 57.452 dos 368.188 eleitores de Cuiabá deixando de votar.

Na área policial, o 2° turno também foi calmo. Pelo chamado “cadeião” do Fórum de Cuiabá passaram umas 10 pessoas. Na verdade, os acusados de prática de crime eleitoral eram levados para o local para prestar depoimento a um juiz de plantão e em seguida liberados. Da turma do “cadeião”, só um ficou numa sala até o final da tarde até recobrar a sobriedade depois de tomar um porre daqueles! Já Polícia Federal prendeu sete pessoas, quatro delas de um posto de combustíveis, e três clientes que estavam abastecendo seus veículos com tíquetes da coligação “Compromisso com Cuiabá”, do candidato Mauro Mendes.