Morre aos 38 anos o desembargador Luís Alcântara do quinto da OAB no TRT

29/11/2008 09:15 | OAB/MT

Faleceu na  primeira hora de  sábado em Cuiabá, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho - 23ª Região, Luís Ricardo Alcântara, representante do quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil. Ele foi vítima de um choque anafilático, ocasionado por composição de medicamentos. Luís Alcântara era um dos mais jovens desembargadores do Judiciário Trabalhista: tinha 38 anos. O desembargador foi socorrido, mas não resistiu ao choque anafilático e veio a falecer. No velório, na Capela Jardins, centenas de amigos e parentes.

Advogado com militância na cidade de Sorriso, norte de Mato Grosso, Luís Alcântara tomou posse na vaga de desembargador no dia 18 de janeiro do ano passado. Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, foi relator do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem no Estado, tendo exercido, também na entidade de classe, as funções de membro da Comissão Permanente de Cidadania e Direitos Humanos, da Comissão de Ética e Prerrogativas, da Comissão de Eventos Sociais e Culturais e 2º tesoureiro.

“Embora curta, teve uma carreira marcante na advocacia de Mato Grosso” – disse o presidente da OAB, Francisco Faiad, ao comentar a perda. Alcântara foi ainda  integrante da comissão que participou do projeto de criação da primeira Vara Itinerante do Trabalho, instalada em Sorriso, e da comissão para início e conclusão das obras da Vara do Trabalho de Sorriso, em parceria com o Poder Público municipal. Ele também participou da comissão de acompanhamento do projeto de reforma do Poder Judiciário Estadual na Comarca de Sorriso, implementação de recursos lógicos e CPD.

Atualmente, além das atividades de desembargador do TRT-23, Alcântara ocupava a função de diretor-geral daEscola Judicial do TRT de Mato Grosso (Ejud), para o biênio 2008-2009.

Segundo o presidente da OAB,  a morte prematura de Luiz Alcântara é lastimável. O desembargador vinha desempenhando um grande papel na defesa dos interesses da advocacia junto ao tribunal, exercendo com desempenho satisfatório a missão do quinto constitucional. “É uma perda que nos deixa absolutamente triste. Ainda mais levando-se em consideração a sua idade, o futuro brilhante, a carreira que tinha pela frente” – disse.

A OAB decretou luto oficial de três dias