OAB entrega 177 carteiras e certidões a estagiários

16/12/2008 19:23 | Solenidade

“Vocês estão assumindo uma grande responsabilidade perante esta Casa e a sociedade” – afirmou nesta terça-feira, 16, o presidente da Comissão de Direito Penal e Processo Penal da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso, Ulisses Rabaneda dos Santos, ao falar em nome da OAB na solenidade de entrega de carteiras e certidões a 177 novos estagiários e estagiárias. Rabaneda afirmou que ser estagiário é o primeiro passo do advogado e lembrou também que a partir de agora eles passam ter direitos da OAB e a gozar dos benefícios da Caixa dos Advogados de Mato Grosso. E reclamou da pouca participação dos futuros advogados nas comissões temáticas da OAB, incluindo a de Estágio e Exame de Ordem.

No encerramento da solenidade, o presidente da OAB, Francisco Anis Faiad, lembrou aos estagiários que 2008 foi um ano de muitas violações às prerrogativas dos advogados, citando um caso que veio à tona recentemente em Rondonópolis, onde um advogado teve o telefone grampeado por quase um ano, com o envolvimento de um juiz, uma promotora e um delegado. “Por causa de violações aos direitos do advogado estivemos sempre em estado de alerta” – afirmou Faiad. Ele criticou também o excesso de operações espalhafatosas da Polícia Federal, inclusive em Mato Grosso. Mas manifestou a esperança de que 2009 será um ano de muitas conquistas.