OAB quer garantir conquistas e transparência no Judiciário

30/01/2009 18:13 | Conquistas e transparência no Judiciário

O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso considerou que nos últimos dois anos houve um grande avanço na busca de um Poder Judiciário moderno, ágil e eficiente. Também avaliou que foram registrados avanços no processo de transparência, fundamental para o fortalecimento democrático. “São conquistas que precisam ser mantidas. Não podemos pensar num passo atrás” – manifestou o conselheiro federal Ussiel Tavares da Silva, ao falar de sua preocupação com os destinos do Judiciário diante do relatório apresentador pelo desembargador Orlando Perri, corregedor-geral do Tribunal de Justiça, nesta sexta-feira.

Ele destacou, fundamentalmente, o trabalho desenvolvido pela Corregedoria no tocante ao acompanhamento das atividades da magistratura. O sistema de informações que permitir conhecer o desempenho de cada juiz, segundo Ussiel Tavares, é, na sua opinião, um dos mais importantes instrumentos criados pelo Judiciário, e que, se bem usado, será uma ferramenta importante no processo de controle externo. “Muito se fala desse controle externo e acham que a OAB quer controlar decisões. A nós advogados o importante é que sejam julgados os processos” – disse.

O trabalho da Corregedoria e os enfrentamentos à estrutura que até então permeava o Judiciário de Mato Grosso também foram destacadas pelas conselheiras Luciana Serafim, secretária-geral da OAB; Ana Lúcia Stefanello, Seila Maria Alves e Fabiana Curi. “A sua atuação permite que a democracia seja tratada com horizontalidade, diferente da verticalidade da estrutura de poder” – destacou Fabiana, ao enfatizar a abertura e a coragem de Perri para tratar dos grandes temas que envolvem o Judiciário, em forma de debate.

Para o conselheiro Hélcio Corrêa Gomes, o trabalho desenvolvimento pelo desembargador Perri à frente da Corregedoria e da própria direção do Tribunal de Justiça abriu uma “crise” no modo de gerenciamento do Judiciário. Segundo ele, o modelo que existia foi interrompido por um trabalho de planejamento e realizações eficientes. Otimista, disse acreditar ser impossível que haja possibilidade de se dar um passo atrás ou retrocesso. “A história vai saber julgar esses grandes atos” – ele frisou.

O presidente da OAB, Francisco Faiad, também destacou o trabalho desenvolvido por Perri e afirmou que a classe dos advogados encontrou no desembargador um aliado em favor da solução das grandes causas. “Sempre estivemos de portas abertas na Corregedoria” – ele testemunhou. A nova dinâmica empreendida no Judiciário a partir dos instrumentos de controle, segundo Faiad, foram fundamentais. “Nossa expectativa é de que esse trabalho continue com a nova gestão, porque vamos cobrar” – prometeu.