Manual ensina mulher de Mato Grosso a se defender da violência

10/03/2009 17:54 | Campanha

“As mulheres que têm conhecimento dos seus direitos e sabem onde buscar a sua defesa não se submetem à violência...” – afirmou nesta terça-feira a presidenta da Comissão do Direito da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil, Ana Lúcia Ricarte, ao falar sobre a campanha de prevenção ao câncer da mama, lançada em parceria pela CDM, a OAB e a Caixa dos Advogados de Mato Grosso pelo transcurso do Dia Internacional da Mulher, comemorado dia 8.

A campanha começou segunda-feira na Sala da OAB no Fórum de Cuiabá, continuou nesta terça-feira no Foro do Trabalho e tem sequência quarta, quinta e sexta-feira de novo na Sala da Ordem no Fórum de Cuiabá. Ana Ricarte lembrou que foi com o objetivo de estimular as mulheres de Mato Grosso a se protegerem da violência que a CDM editou um manual que apresenta uma extensa lista de órgãos públicos e seus endereços onde elas podem buscar a defesa de seus direitos. O manual já está na segunda edição.

Além da presidenta da CDM falaram também no coquetel de lançamento da campanha no Foro do Trabalho o tesoureiro da Caixa dos Advogados, Eduarti Fraga, e o secretário-geral adjunto da OAB, Daniel Paulo Maia Teixeira. Fraga afirmou que a CAAMT vai continuar apoiando eventos dessa natureza e lembrou que não é possível que mulheres continuem morrendo se a doença pode ser detectada no seu início – como o câncer de mama e do câncer de colo de útero. Já Daniel Teixeira destacou a atuação da Comissão do Direito da Mulher, que considerou uma das mais atuantes entre as 33 comissões temáticas da OAB.  “Mas a comissão ainda tem muito trabalho pela frente” – ponderou.

A campanha de prevenção do câncer da mama continua nos próximos três dias úteis da semana na Sala da OAB no Fórum de Cuiabá, onde advogadas, estagiárias e acadêmicas de Direito poderão receber orientações sobre o auto-exame do câncer de mama e assinar uma lista para concorrer a 5 exames “papanicolau” que pode identificar o câncer no colo de útero. Os exames serão feitos no Hospital Santa Rosa, um dos parceiros da CAAMT.  A CDM está distribuindo também entre as mulheres o  Manual dos Direitos da Mulher e a Cartilha da Saúde da Mulher, editada pela OAB-SP.