PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Notícia | mais notícias

Palestra de Cavalieri sobre o direito do consumidor lotou o auditório da OAB

13/03/2009 19:35 | Direito do Consumidor

    Foi das mais concorridas – as 240 cadeiras do auditório foram ocupadas – a palestra que o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Sérgio Cavalieri Filho, fez quinta-feira à noite, 12, na Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso para uma atenta platéia formada por advogados, estagiários e acadêmicos de Direito, abordando o tema “A importância do estudo do direito do consumidor para o profissional do Direito”. O desembargador Cavalieri Filho, que nasceu em Cuiabá, veio fazer a palestra a convite da OAB, da Caixa dos Advogados, do Supermercado Big Lar e da Comissão do Direito do Consumidor da Ordem, para lembrar o Dia Mundial do Consumidor, que é comemorado dia 15 de março.

     Especialista em direito do consumidor, o desembargador Cavalieri abordou o tema com a desenvoltura que lhe é peculiar, correspondendo inteiramente às expectativas dos presentes a palestra. Depois da palestra, apesar do adiantado da hora, ele ainda respondeu a algumas perguntas sobre temas relevantes dos direitos do consumidor. A palestra do desembargador Cavalieri despertou um interesse que superou todas as expectativas dos organizadores do evento. Tanto é que foram arrecadados cerca de 250 quilos de alimentos não perecíveis – cada assistente doou um quilo de produtos como arroz, feijão, macarrão, bolachas, leite longa vida, óleo de cozinha, sal, etc. Os produtos arrecadados serão doados para uma creche da cidade.

     Na ausência do presidente da OAB, Francisco Faiad, que estava em Florianópolis-SC, participando do Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB, coube ao presidente da Caixa dos Advogados, João Vicente Montano Scaravelli, dar as boas-vindas ao ilustre palestrante da noite, que, por sinal, ninguém sabia que era cuiabano. Scaravelli lembrou na ocasião a importância que tem para a população instituições como a Comissão dos Direitos do Consumidor da OAB, que foi uma das primeiras comissões temáticas criadas pela Ordem e a qual ele dedicou seis anos. Segundo Scaravelli, graças ao trabalho que desempenhou ao longo desses seis anos, a CDC foi uma semente que deu muitas flores e virou um jardim com  uma grande árvore, pois hoje a OAB tem 36 comissões temáticas.

     Atual presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB e também do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor, como representante da Ordem, Sidnei Guedes Ferreira também destacou a importância dessas instituições para a defesa do consumidor, lembrando que em Mato Grosso as duas instituições têm cumprido o seu papel. Falou ainda antes do início da palestra de Cavalieri a presidenta do Procon de Mato Grosso, Gisela Simona, que é também vice-presidenta da CDC da OAB. Para Gisela, o consumidor está mais informado e mais crítico, destacando que em 2008 32 mil processos deram entrada no Procon e dos quais 80% foram resolvidos. Ela conclamou os consumidores a recorrerem a todos os meios possíveis para defender seus direitos.        

 

 

 


Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp