OAB define lista para vaga de desembargador do TRT nesta segunda

15/03/2009 16:20 | Lista dos candidatos

O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso definirá nesta segunda-feira, por meio de votação aberta, os seis advogados que vão integrar a lista a ser enviada ao Tribunal Regional do Trabalho – 23ª Região, para a vaga no quinto constitucional. A reunião terá início às 8 horas, no auditório da Ordem. A vaga, aberta com o falecimento do desembargador Luís Eduardo Alcântara, está sendo disputada por 21 advogados.  Posteriormente, o TRT reduzirá a lista para três nomes, encaminhando a definição do nome para a Presidência da República.

Antes da votação, os 21 candidatos vão passar por uma arguição pública. Eles vão responder perguntas diversas, que vão indicar capacidade e disposição para ocupação do cargo. Em seguida, cada um terá um tempo para dissertar sobre a defesa de suas respectivas candidaturas perante o Conselho Seccional. A votação será feita através de voto aberto, conforme decisão do próprio Conselho Seccional. Cada conselheiro vota em seis nomes. Integra a lista o que conseguir 50% votos mais 1. Além dos conselheiros, participam da definição da lista sêxtupla os presidentes vitalícios da OAB.

Ao todo, 22 advogados pediram inscrição para disputar a vaga. O advogado João Batista Beneti, porém, pediu sua retirada da disputa, alegando questões de ordem pessoal. Dos que participam, cinco são do interior. São eles: Adriane Marcon, de Lucas do Rio Verde; Clara de Holleben Leite Muniz, de Barra do Garças; Daniel Batista de Aguiar, de Sinop; Ednaldo de Carvalho Aguiar e Maria Isabel Amorim Pereira Portela, ambos de Rondonópolis. Ednaldo já foi presidente da Subseção da OAB em Rondonópolis e Daniel Batista presidiu a OAB de Sinop. Há quatro  ex-conselheiros da OAB: Ednaldo Aguiar, Lourivaldo Fernandes Stringheta, Marcos Dantas Teixeira e Selma Cristina Flores Catalan.

O presidente da OAB, Francisco Faiad, exaltou a qualidade dos participantes da convocação Todos cumpriram rigorosamente o que estabelece o edital, com todas as certidões exigidas. “A Ordem, mais uma vez, vai apresentar uma lista com nomes que vão conseguir bem representar a advocacia no Tribunal Regional do Trabalho” – frisou.

LISTA DOS CANDIDATOS

- Adriane Marcon – Lucas do Rio Verde