Advogados da OAB fundam entidade para aprimorar o Direito Agrário e Ambiental

17/03/2009 15:27 | Aprimoramento

Divulgar e incentivar o estudo e o aprimoramento técnico/científico relacionado ao Direito Agrário e Ambiental, fomentar a aplicação do Direito como instrumento de Justiça Ambiental, contribuindo com a sociedade mato-grossense e brasileira no desenvolvimento econômico e social, tendo como princípio basilar a sustentabilidade, que atenda às presentes e futuras gerações. Este é um dos principais itens das múltiplas finalidades da recém fundada Associação Mato-grossense de Advogados Agroambientalistas –  Agroamb, cuja diretoria tomou posse a semana passada em solenidade realizada no Plenarinho da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso.

De acordo com o estatuto da Agroamb, além de buscar o aprimoramento técnico/científico de seus associados, a entidade vai fazer uso de todas as medidas legais e jurídicas, na incessante busca da aplicação da Justiça Ambiental, podendo, inclusive, propor Ação Civil Pública e Mandado de Segurança Coletivo e ainda estabelecer contato com profissionais de outras áreas científicas, de modo a atender as necessidades oriundas da interdisciplinaridade do direito agroambiental, devidamente reconhecidos. Só podem integrar a Agroamb advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil que sejam pós-graduados, stricto ou lato sensu em Direito Agrário ou Ambiental ou que estiverem matriculados em cursos de Pós-graduação em Direito Agrário ou Ambiental.

Segundo o presidente da Agroamb, João Ricardo Moreira, além das suas múltiplas finalidades, a entidade poderá também colaborar com pessoas de outras regiões que vem investir na agricultura e na pecuária no Estado e não conhecem nada da realidade de Mato Grosso em relação ao Direito Agrário e Ambiental. O objetivo da Agroamb ao prestar informações a esses investidores de todos os níveis é evitar que adquiram grandes áreas em Mato Grosso e descubram depois que fizeram um mau negócio. Como comprar terras em áreas griladas, dentro de reservas indígenas e até com escrituras superpostas, etc.

A primeira diretoria da Agroamb está assim constituída: presidente, João Ricardo Moreira; vice-presidente, Leonardo Pio da Silva Campos; tesoureiro, Mauren Lazzaretti; secretário, Bathilde Jorge Moraes Abdalla. Conselheiros fiscais efetivos: Breno Augusto Pinto de Miranda, Émerson Silvério da Silva e Luiz Alfeu Souza Ramos;.conselheiros fiscais suplentes: Ítalo de Almeida Leite e Sueli Silveira.