Violações de prerrogativas de advogados continuam em Mato Grosso

29/04/2009 23:37 | Violações de prerrogativas

“Vocês não podem se calar jamais. Como estagiários, denunciem à Ordem dos Advogados do Brasil qualquer violação às prerrogativas dos advogados”. Este foi o pedido feito pelo presidente da OAB de Mato Grosso, Francisco Faiad, ao encerrar nesta quarta-feira à tarde, no auditório da instituição, a solenidade de entrega de cartões e certidões a cerca de 80 estagiários. A conclamação de Faiad aos estagiários tinha um motivo muito forte: esta semana, mais dois casos de advogados sendo admoestados por autoridades no exercício da profissão. Nesta quarta-feira, um advogado foi preso sob acusação não comprovada de desacato de autoridade.

"Essa luta em defesa do livre exercício da profissão vem de anos e anos. Mas, por mais pressão que juizes, delegados, promotores, etc, possam fazer, não vamos nos curvar. Vamos continuar exigindo firmemente o direito de advogar, de defender o cidadão, nos limites da lei, seja em qualquer circunstância. Esta Ordem jamais sucumbiu às arbitrariedades. Continuaremos na luta" - frisou o presidente da OAB, demonstrando insatisfação com as violações das prerrogativas no Estado.

Na solenidade, o presidente da Comissão dos Juizados Especiais da Ordem, Humberto Affonso Del Nery, destacou a importância do estágio, que permite ao estudante ter contato com todos os ramos do Direito. Lembrou também o orador que daqui a pouco eles se formam e vão se tornar juízes, desembargadores, delegados, mas primeiro serão advogados. Ressaltou também Del Nery que a busca do conhecimento para que possam entender melhor seus clientes não termina como fim do curso. “O estágio formata o conhecimento, daí porque o advogado tem que ser um eterno estudioso” – afirmou..

Coube a Diego Dorigatti prestar o juramento do estagiário, enquanto em nome da turma que recebeu cartões e certidões falou Augusto Mário Vieira Neto. Na ocasião, foram sorteados pelo presidente Francisco Faiad, que presidiu a cerimônia, agendas, livros, um Código Civil, exemplares da Constituição de Mato Grosso, brindes oferecidos pela Caixa de Benefícios dos Advogados, além de cortesias do Café Cancun e um presente do Hospital Santa Rosa. O presidente da Caixa dos Advogados, João Vicente Scaravelli, fez um breve pronunciamento, falando aos estagiários sobre os benefícios que a entidade pode lhes proporcionar.