Seminário na OAB debate paradigmas da família na revolução das ciências

05/05/2009 22:35 | OAB- debate paradigmas da família

Abrir as portas para colocar Mato Grosso na vanguarda das grandes discussões internacionais, para entender melhor e buscar regionalmente outra posição produtiva na unificação dos mercados e produção globalizada com vendas de idéias inovadoras. Tal como ocorreu no Mercado Comum Europeu, tendo como exemplo a extensão do grande desenvolvimento no Oriente Médio, notadamente em Israel. E, também, apontando regionalmente para outras saídas e mais plausíveis para essa violenta crise, que o mundo está vivendo no derredor, e que não se resume apenas nos aspectos financeiros da economia mundial bancária desregulamentada, cujas conseqüências são efeitos e não as causas do problema principal. E os reflexos dessa nova situação social e econômica sobre as instituições, a família e profissões contemporâneas. Estes são os objetivos primordiais do Seminário “Homem, Mulher e Paradigmas da Família na Revolução das Ciências”, que será realizado dia 17 de maio no auditório da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Cuiabá, tendo como principal debatedor o psiquiatra e psicoterapeuta Luiz Cuschnir.

Segundo um dos coordenadores do seminário, o advogado e tesoureiro da OAB/MT, Hélcio Corrêa Gomes, o Seminário “Homem, Mulher e Paradigmas da Família na Revolução das Ciências” é algo inédito e pioneiro aqui em Mato Grosso, por enfrentar o amanhã, não deixando que ele ocorra ao acaso. Essa palestra em Cuiabá, com duração de 8 horas – das 8 as 18 horas, com duas horas de intervalo para almoço – inaugura um singular debate sobre a família, o homem e a mulher e seus filhos, discutindo esta instituição – o que foi e o que será nas próximas gerações como perspectiva – refletindo em muitos aspectos essenciais das atividades profissionais como advogados, médicos, psicólogos, jornalistas e empreendedores etc. – destaca Hélcio Gomes.

Radicado em São Paulo, onde mantém um site e assina colunas na imprensa, mas participando frequentemente de seminários, debates e workshops pelo Brasil afora, Luiz Cuschnir vem discutindo essa nova ordem familiar em andamento há muitos anos. A idéia de trazê-lo a Cuiabá surgiu diante da crise internacional que se alastrou pelo mundo e cuja origem é o fim da revolução agrícola que ocorreu nos últimos 10 mil anos da humanidade e que trouxe grande desenvolvimento e avanço tecnológico e que doravante será substituída pela revolução das ciências, impondo aos seres humanos viver sem fronteiras e com a produção coletiva e comercialização das idéias, tal como vem acontecendo no Mercado Comum Europeu. O MCE ficou, inclusive, mais defendido da crise financeira e bancária do que os Estados Unidos, que persistiam em viver com o modelo da revolução agrícola e industrial dos últimos 10 mil anos.

A realização do Seminário “Homem, Mulher e Paradigmas na Revolução das Ciências” é uma iniciativa do GOB-MT (Grande Oriente do Brasil de Mato Grosso), aliada a OAB/MT que resolveram incrementar um projeto denominado “Enfrentando o Amanhã”, iniciando com a discussão da família contemporânea e profissão liberal. O evento inicial proporcionará a discussão e implementação teórica no âmbito institucional da nova fase que a humanidade enfrentará refletido em Mato Grosso. Neste sentido, a família, ainda vivendo com fronteira deve perder a forma anterior e viver de modo diferente, como instituição importante. O Estado idem. Todos sofrerão o impacto da nova modalidade de um mundo que poderá ocorrer sem a interveniência da produção artesanal e voltada a produção coletiva do saber e integração mundial, onde o desenvolvimento desigual e combinado (maior riqueza em alguns países e maior pobreza em outros) pode ser ainda mais incrementado e trazer mais desigualdades sociais que as igualdades e oportunidades, bem como riqueza local.

Diante dessa nova fase que a humanidade enfrentará, a pergunta que se faz é: e aquele enfrentar o amanhã tende ou não a superar mais rapidamente os aspectos regionais do crescimento e avanço tecnológico sem desenvolvimento regional da revolução agrícola, que gerou maior riqueza em alguns lugares e pobreza em outros - tais como São Paulo, Nova Iorque, Paris, em contrapartida com o Afeganistão, a Mongólia e a Amazônia Legal etc., que preferiram o modelo nômade de vida ou a monocultura, pecuária extensiva ou extrativismo sem respeito á natureza? Tudo isso refletirá nas pessoas e nas profissões. E a primeira situação que se já visualiza é a alteração do profissional intelectual e artesão, que tende a ser substituído pelo profissional de produção coletiva do saber. E como viveremos e sobreviverão as instituições do modelo anterior, frente às novas necessidades e modelo social da revolução das ciências no mundo? – questiona-se.

São parceiros na promoção do evento a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB), Escola Superior de Advocacia (ESA), Caixa de Benefícios dos Advogados, Comissão do Direito da Mulher, GOB-MT (Maçonaria), Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP-MT), Conselho Regional de Psiquiatria (CRP-MT) e Conselho Regional de Medicina (CRM-MT). As inscrições custam R$ 50,00 e continuam abertas até o preenchimento das 250 vagas.