Morre aos 72 anos uma das fundadoras da Caixa dos Advogados em MT

25/05/2009 18:58 | Morre fundadora da CAAMT

A advocacia de Mato Grosso está de luto. Faleceu nesta segunda-feira pela manhã, dia 25, a advogada Noemia Costa e Silva, vítima de câncer. Ela tinha 72 anos e estava internada sob tratamento. Noemia é uma das fundadoras da Caixa de Assistência dos Advogados, órgão que integra a Ordem dos Advogados do Brasil. No primeiro biênio, entre 1982 e 1984,  ela foi 1ª Secretaria. No biênio seguinte, atuou como presidente da Caixa. “Se hoje temos uma Caixa de Assistência ativa, atuante em favor dos advogados e de seus familiares, isso se deve, muito, ao trabalho da advogada Noemia Costa e Silva” – disse o presidente da OAB, Francisco Faiad.

Procuradora federal, Noemia Costa e Silva pode ser apontada como exemplo de profissional da advocacia de Mato Grosso. Sempre lutou pelas prerrogativas dos advogados e vinha, atualmente, presidindo a Associação Nacional dos Procuradores da Previdência Nacional – Escritório de Mato Grosso, a AnPrev. “Essa militância mostra a luta de alguém que é obstinada na defesa dos interesses da classe” – acrescentou o presidente da Ordem.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, João Vicente Scaravelli, disse que Noemia deixa um legado de trabalho. Segundo ele, os ideais  que motivaram Noemia, junto com Ana Angelina Vaz Curvo, primeira presidente da Caixa de Assistência; Maria Amélia Pacheco de Albuquerque; Moacyr Felipe Camarão, Benedito Flaviano, Zoroastro Teixeira, Maria Mazarelo de Figueiredo Arruda, entre outros, permanecem vivos. “A demonstração de dedicação e luta dessas pessoas nos levam a cada mais se envolver no trabalho em prol dos advogados e sua familia” – disse

Noemia Costa e Silva tem uma das mais antigas inscrições na Ordem, número 924. Ela será sepultada nesta terça-feira. Seu corpo está sendo velado na Funerária Dom Bosco.