Betsey Miranda indicada por aclamação para a Secretaria-Geral da OAB

29/05/2009 15:59 | Indicada por aclamação

Presidente da Comissão de Direitos Humanos e ativista das lutas da classe, a conselheira Betsey Polistchuck de Miranda foi eleita nesta sexta-feira por aclamação para ocupar o cargo de secretária-geral da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso. Ela assume o cargo que era ocupado pela ex-conselheira Luciana Serafim de Oliveira, que renunciou alegando motivos particulares. “O Conselho da OAB está sendo premiado com essa decisão porque a advogada Betsey de Miranda é um exemplo de dedicação, de luta, de empenho constante em favor da classe e também da própria Ordem” – disse o conselheiro Hélcio Corrêa Gomes, autor da indicação.

Ao fazer a indicação, Hélcio fez questão de ressaltar o trabalho desenvolvido pela advogada Luciana Serafim em favor da administração da Ordem, primeiro como secretária-geral adjunta e, depois, como secretária-geral e presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA). Hélcio lembrou que Luciana atuou como um grande esteio no complexo quadro administrativo da OAB. “Foi uma pessoa dedicada, que muito se empenhou pelo engrandecimento da entidade” – ele frisou.

O conselheiro Daniel Teixeira, secretário-geral adjunto, também enalteceu a indicação de Betsey Miranda para o cargo, ao lembrar os anos e anos de dedicação da advogada em favor das causas da advocacia, da própria Ordem e da sociedade, na defesa dos direitos humanos. Segundo ele, os seis meses que restam para o término da atual gestão serão premiados pela competência da advogada. Ele também fez questão de avalizar as palavras do conselheiro Hélcio Gomes, sobre o trabalho de Luciana Serafim: “Ninguém pode questionar a sua dedicação e seu empenho, tanto na secretaria-geral como na ESA” – acentuou. “Lamentamos sua renúncia”.

Outro que lamentou a decisão da advogada Luciana Serafim foi José do Patrocínio. Porém, observou que a vaga estaria bem preenchida com a indicação de Betsey de Miranda para o cargo. “Sai uma mulher de muita luta e entra outra que tem uma história de dedicação a Ordem” – frisou. Para  José Moreno Sanchez Júnior, a saída de Luciana representa um baque para a Ordem. Ele enfatizou que a ex-secretária geral nunca se furtou a trabalhar em favor da classe. “Infelizmente, enfrenta problemas de caráter pessoal e temos que respeitar sua decisão” – destacou. Decisão que, segundo o conselheiro Marden Tortorelli, “não merece ser alvo de especulações ou exploração por parte daqueles que se opõe a atual gestão, como vem fazendo alguns poucos”.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Francisco Faiad, reafirmou o caráter sério e dedicado de Luciana Serafim nas causas afetas a advocacia e a Ordem. Ele lembrou alguns projetos que estão em fase de desenvolvimento, como da implantação da Biblioteca do Advogado e do Escritório Modelo, em prédio anexo a OAB, no Centro Político Administrativo. Faiad disse que a advocacia de Mato Grosso está hoje mais preparada para enfrentar as constantes mudanças encetadas a partir dos interesses sociais e grande parte desse aperfeiçoamento se deve ao esforço e combatividade da advogada. O presidente da OAB Faiad elogiou a indicação de Betsey e lembrou que a conselheira será útil para seguir a administração unitária e coerente da Ordem.

Em seu pronunciamento, Betsey foi objetiva. Ela destacou que os próximos seis meses de trabalho vão exigir um esforço enorme da atual gestão, já que os aspectos eleitorais sempre influenciam no comportamento institucional. “Vamos seguir com os pés firmes, voltados a cumprir este mandato da forma como foi conversado com a classe: defendendo as garantias constitucionais e, acima de tudo, fortalecendo a Ordem, através da união de todos”.

A vaga aberta no Conselho Seccional foi ocupada pelo conselheiro suplente Pedro Verão.