MT Fomento disponibiliza linha de crédito para advogados

15/06/2009 14:33 | Linha de crédito

A Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (MT Fomento), vinculada à Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme-MT), disponibiliza uma linha de crédito para os advogados de Mato Grosso. O convênio, que prevê os recursos para pessoa física no valor de até R$ 5.000,00 para compra de equipamentos de informática, foi viabilizado pela Caixa dos Advogados de Mato Grosso, que presta assistência à categoria.
Na tarde desta segunda-feira, a partir das 18h30, a MT Fomento vai detalhar o convênio, tirar dúvidas e apresentar os documentos exigidos para o cadastro e os trâmites da liberação do recurso no auditório da Ordem dos Advogados de Mato Grosso (OAB-MT). Também haverá uma demonstração de Scanner de última geração pela empresa que disponibiliza o equipamento em Cuiabá.

O convênio é específico para compra de equipamentos de informática. “A MT Fomento, a cerca de um ano firmou convênio nesse sentido, disponibilizando até 80% do valor do equipamento. A partir do dia 1º de junho ele foi aditado e cobre 100% do financiamento”, informou Érica R. Setubal Jacob Gonzales, gerente de Crédito da MT Fomento.
A expectativa é de que a demanda aumente consideravelmente, uma vez que os setores jurídicos funcionam tudo pela internet (on-line), portanto, a parceria visa atender uma necessidade do advogado. Além de juros baixos, são 36 vezes para pagar.
Para ter direito ao benefício, os interessados devem possuir a carteira da OAB-MT e estar em dia com a tesouraria da Ordem.

“A informatização é um caminho sem volta. Temos a questão da ecologia na economia de papel e a rapidez do processo digital. Não há dúvidas quanto à celeridade, é um avanço, facilita o acesso tanto para o advogado como a parte envolvida”, destacou Humberto Affonso Del Nery, presidente da Comissão de Juizados Especiais da OAB-MT.
Mato Grosso, segundo o presidente da Comissão, está entre os primeiros Estados escolhidos para informatização do judiciário. “O juizado do bairro Planalto foi o primeiro a ser informatizado. Hoje, praticamente todos os juizados de Cuiabá estão informatizados. Dentro de 30 ou 40 dias estaremos implementado em Várzea Grande, posteriormente expandindo para todo interior do Estado. Envolve capacitação de profissionais”, revelou Humberto Affonso.

A Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAAMT) é tida como um braço social da OAB por oferecer serviços assistenciais aos profissionais de Direito.
Por  meio dela, tanto os advogados como os acadêmicos do Estado recebem benefícios que incluem planos de saúde e odontológicos, muitas vezes estendidos aos familiares. Também disponibiliza a Livraria do Advogado, onde profissionais e estudantes podem adquirir obras com preços mais acessíveis.