Senado aprova nomes indicados pela Ordem para compor o CNJ

10/07/2009 13:41 | Nomes indicados

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (7/7) os nomes dos dois representantes do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para a composição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Foram aprovados os advogados Jefferson Luis Kravchychyn, de Santa Catarina, e Jorge Hélio Chaves de Oliveira, do Ceará.

O advogado catarinense Jefferson Luis Kravchychyn tem larga militância na entidade. Formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1980, iniciou  em 1991 suas atividades na OAB como diretor financeiro da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina, Estado pelo qual foi conselheiro federal na OAB por seis anos – nos triênios 2001/2003 e 2004/2007. Foi presidente da Seccional da OAB em Santa Catarina de 1998 a 2000. Presidente da Comissão de Previdência e Seguridade Social da OAB desde 2001, o advogado Kravchychyn milita desde 1980. Tem habilitação em Direito Civil e Direito Penal e especialização em Gestão Previdenciária pela UFSC.  Entre diversas funções que desempenhou na entidade máxima da advocacia, foi presidente da Editora OAB Nacional de 2001 a 2004. Em 2006, foi presidente do Conselho Curador federal da OABPrev e é membro da Comissão Especial para Apoio e Estudo das Atividades Concernentes às Caixas de Assistência dos Advogados.

O advogado cearense Jorge Hélio Chaves de Oliveira é atualmente conselheiro federal da entidade representando o Estado do Ceará. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC),  em 1981, fez mestrado em Direito Constitucional na Universidade de Fortaleza (Unifor) e é professor do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade de Fortaleza. Jorge Hélio é membro da  Comissão Nacional de Estudos Constitucionais e da Comissão Especial de Direito de Concorrência e da Regulação e de Estudo das Agências Reguladoras, ambas do Conselho Federal da  OAB. Foi procurador-assistente da Procuradoria-Geral do Município de Fortaleza, de 1990 a 1994.