"Advocacia continua sendo alvo dos que querem surrupiar a democracia"

22/07/2009 14:38 | Ciclo de palestras

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Francisco  Faiad, voltou a exortar a advocacia  para se unir na defesa intransigente das prerrogativas da classe e também dos interesses da sociedade. Como guardiões das instituições democráticas, a classe dos advogados, segundo ele, tem sido alvo preferencial daqueles que desejam surrupiar a democracia e se favorecer dos aspectos ditatoriais. “Nesses quase seis anos não fizemos outra coisa a não ser buscar o fortalecimento da classe por entender objetivamente a importância que a advocacia tem na defesa das liberdades democráticas” – disse.

Faiad participou nesta terça-feira do ciclo de palestras promovido pela Escola Superior de Advocacia na cidade de Jaciara, região Sul do Estado, em evento que reuniu em torno de 70 advogados e diversos estudantes de Direito. Também presente todos os ex-presidentes da OAB no município e também o representante da Caixa dos Advogados. Faiad aproveitou para agradecer o apoio da classe nos dois mandatos que recebeu como presidente da Ordem e lembrou das diversas realizações da Ordem em favor dos advogados da região. “Conseguimos grandes avanços, mas sabemos que ainda existe muito mais para se fazer” – afirmou o presidente da OAB.

Além da defesa intransigente das prerrogativas, Francisco Faiad destacou que a  OAB trabalhou no fortalecimento da classe através do desenvolvimento da cultura jurídica e também da própria assistência. Ele lembrou que tanto a ESA como a Caixa dos Advogados estiveram várias vezes em Jaciara atuando junto a classe, melhorando o conhecimento e ampliando seus serviços. Um dos grandes eventos realizados em Jaciara foi a reunião do Colégio de Presidentes de Subseções, que reuniu na cidade advogados de todo Estado, debatendo os rumos da profissão e do próprio Judiciário.

No ciclo de palestra, os advogados de Jaciara ouviram também a palestra do advogado Leonardo Pio da Silva Campos, presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB, que tratou da questão relacionada a regularização ambiental em Mato Grosso. Ele deu ênfase principalmente a necessidade de se promover a preservação ambiental da exploração e uso dos recursos naturais pelo homem de forma consciente e legal. Outra palestra foi feita pelo advogado Ulysses Rabaneda, presidente da Comissão de Direito Penal e Processo Penal, que falou sobre a reforma do Código de Processo Penal e suas alterações.