MT defende escola com tempo integral para segurança pública com cidadania

22/07/2009 17:29 | MT defende escola com tempo integral

Implantação de escolas em tempo integral, principalmente nas áreas de bolsões de pobreza mais graves, com o objetivo de interromper o círculo vicioso [moto perpétuo] de ignorância e miséria que atingem suas famílias, via de conseqüência, como mecanismo gerador de violência – este é o projeto que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso vai defender na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública que será realizada no período de 27 a 30 de agosto próximo em Brasília. O documento do Poder Judiciário de Mato Grosso será apresentado no próximo dia 24 pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Mariano Alonso Travassos em sessão pública na sede do Poder Judiciário.

Mato Grosso escolheu essa proposta, defendida pela presidenta da Comissão dos Direitos Humanos da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Betsey Polistchuck de Miranda e pelo sr. Márcio da Costa Vitor, representante do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado – Gaeco por ter sido contemplado com o Eixo 5 dos 7 eixos temáticos da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, cujo tema é “Prevenção social do crime e das violências e construção de uma cultura de paz”. O Projeto Executivo de Mato Grosso, redigido por uma equipe de alto nível de diversos segmentos sociais, é intitulado “Segurança Pública – Prevenção Social do Crime e da Violência – Construindo uma cultura de paz”.

As propostas que embasam o projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso foram amplamente debatidas no início deste mês na sala de reunião da diretoria do TJMT, com a presença das pessoas convidadas a participar do projeto. Os debates foram enriquecidos pela presença de autoridades e representantes de diversos segmentos sociais de Mato Grosso. Muitas pessoas inclusive integraram a comissão que redigiu o texto final do projeto que o Estado leva para a 1’ª Conseg, cujo grande objetivo é buscar nos quatro dias do evento modelos de gestão de uma segurança com cidadania. A autora do projeto-base do Poder Judiciário de Mato Grosso é a juíza de Direito Amini Haddad Campos. .

Participaram da reunião as seguintes pessoas: Gilperes Fernandes da Silva, juiz de Direito e diretor do Fórum da Capital em substituição legal; dra. Amini Haddad Campo, juíza de Direito designada para a 5.ª Vara Especializada de Família e Sucessões; profª. Liz Busatto, coordenadora do Núcleo de Praticas Jurídicas da Unirondon/MT; José Wilzem Macota, professor da Unirondon; dra. Elisamara Sigles Vodonós Portela, promotora de Justiça e coordenadora da Central de Acompanhamento de Inquéritos e Controle Externo da Atividade Policial de Cuiabá; dra. Betsey Polistchuk de Miranda, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MT; Roberto Tadeu Vaz Curvo, procurador da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso; Paulo Ávila, coordenador estadual da Central Única das Favelas (Cufa); Iraídes Quirino Xavier Vieira, representante do Conselho Tutelar de Cuiabá; Márcio da Costa Vitor, do Gaeco; . Naldson Ramos da Costa, representante da Universidade Federal de Mato Grosso; Ana Paula Dorileo, representante do Conselho Tutelar da região do Cóxipó.