Parceria da OAB e da Caixa com a Cojad em favor de recém-nascidos e crianças carentes

07/08/2009 17:36 | Recém-nascidos e crianças carentes

Das 1.500 obras jurídicas adquiridas este ano da Editora Conceito pela Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso e a Caixa dos Advogados para ampliar o acervo das salas da OAB na capital e nas comarcas do interior, 600 delas serão repassadas à Comissão do Jovem Advogado – Cojad para distribuição entre os profissionais da advocacia que receberam a carteira de advogado no ano passado, depois de aprovados no Exame de Ordem, a fim de incentivá-los a começar a montar suas futuras bibliotecas. As três parceiras vão aproveitar o lançamento das obras na Semana do Advogado, que começou no dia 4 de agosto e se encerra no próximo dia 28, para desencadear uma campanha com a finalidade de arrecadar leite em pó e brinquedos para recém-nascidos e crianças carentes.

O lançamento das obras jurídicas está marcado para o dia 11, às 16 horas, na sala da OAB no Complexo Judiciário de Cuiabá. Com direito a coquetel e a presença de diretores da OAB e da Caixa dos Advogados e convidados. O lançamento das obras faz parte das comemorações alusivas ao Dia do Advogado, dia 11. Nessa data é comemorada também a instalação do primeiro curso jurídico no Brasil. De acordo com Eduarti Fraga, diretor tesoureiro da CAAMT, dos 1.500 livros, 300 foram reservados para reequipar as salas da OAB nos fóruns nas comarcas de Mato Grosso. As outras 600 obras serão vendidas pelas Livrarias do Advogado de Cuiabá e de Rondonópolis a preços inferiores aos do mercado convencional.

As obras publicadas pela Editora Conceito e adquiridas pela OAB e a CAAMT são três kits de Códigos, a Constituição Federal e legislação complementar. O  primeiro livro (uma brochura), traz o Código Civil, o Código de Processo Civil, Constituição Federal e legislação correlata; o segundo, o Código Penal,  Código de Processo Penal, Constituição Federal e legislação penal e processual correlata; o terceiro engloba a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), legislação previdenciária, Constituição Federal e legislação trabalhista e previdenciária correlata. Acompanham os códigos um CD com todo o conteúdo dos livros.

A Comissão do Jovem Advogado não definiu ainda como vai ser sua participação na campanha para arrecadação do leite em pó. Mas na dos brinquedos, sim, segundo o presidente da Cojad, Geandre Bucair Santos. Para receber um dos 200 códigos, o advogado tem que doar um brinquedo por ocasião de sua inscrição para participar do Encontro Nacional dos Presidentes das Comissões de Jovens Advogados, que será realizado dia 28 deste mês no auditório da OAB. Depois da campanha, dirigentes da OAB, CAAMT e Cojad vão se reunir para decidir quais as entidades que assistem recém-nascidos e crianças carentes serão beneficiadas com o leite em pó e os brinquedos que serão arrecadados.