Campanha da OAB/CAAMT incentiva advogado a cuidar mais da saúde

10/08/2009 19:41 | Saúde

Começou nesta segunda-feira nas salas da OAB no Complexo Judiciário de  Cuiabá, na Justiça do Trabalho e nas Subseções de Várzea Grande, Primavera do Leste, Rondonópolis e Sinop a campanha de prevenção à saúde do advogado que vem sendo realizada nos últimos anos pela Ordem dos Advogados do Brasil e a Caixa dos Advogados, por ocasião da Semana do Advogado – de 4 a 11 de agosto – com o objetivo de orientar os profissionais da advocacia sobre a necessidade de cuidarem mais da saúde. Durante toda esta semana, equipes do Hospital Santa Rosa e da Unimed vão manter plantão nas salas da OAB e nas Subseções do interior das 12 às 18 horas, aferindo a pressão arterial dos advogados e orientando-os sobre a coleta de material para medição das taxas de glicemia e colesterol. São parceiros também da OAB-CAAMT na campanha de saúde a OAPrev. a Unimed, o Promad e a Securant.

Foi transferido para o dia 28, no encerramento da Semana do Advogado, o lançamento das obras jurídicas adquiridas pela Caixa dos Advogados e a Ordem dos Advogados do Brasil para reequipar as salas da OAB na capital e nos fóruns das Comarcas do interior a fim de manter os advogados atualizados na profissão e facilitar suas petições. Do total de 1.500 livros adquiridos junto a Editora Conceito, 600 serão repassados à Comissão do Jovem Advogado para incentivar os novos advogados a montar suas bibliotecas. A Cojad vai aproveitar a doação das obras pelas duas instituições para desenvolver uma campanha para arrecadar leite em pó e brinquedos para recém-nascidos e crianças carentes.  Dos 900 livros restantes, 300 vão reforçar o acervo das salas da OAB e os outros 600 serão comercializados pelas Livrarias do Advogado de Cuiabá e de Rondonópolis.

A Semana do Advogado, cujo dia é comemorado dia 11 de agosto, terá prosseguimento com a realização de uma manhã festiva na Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Várzea Grande, que inclui inauguração do estacionamento da instituição e do auditório em homenagem ao advogado Ítalo Mário Vanderlei de Carvalho (veja a programação completa neste site).

Ainda neste dia 11, a Ordem dos Advogados do Brasil presta uma homenagem ao veterano advogado Clóvis de Melo, entregando-lhe uma placa de prata. A solenidade está marcada para as 19 horas na sede da OAB, no CPA. Às 20 horas, no auditório da OAB, o advogado Pierpaolo Cruz Bottini profere uma palestra abordando o tema “Reforma do Poder Judiciário”.

Também como parte das comemorações alusivas a Semana do Advogado, a Subseção de Comodoro inaugurou no final da semana uma sala para atender os advogados da Comarca e uma sala do setor administrativo, além de uma área de lazer, inclusive com churrasqueira, da futura sede própria da entidade. Na ocasião, o presidente da OAB, Francisco Faiad, destacou o empenho do ex-presidente da Subseção de Comodoro, Valdir Michelin, para transformar o sonho da sede própria dos advogados de Comodoro em realidade. Michelin morreu o ano passado em um acidente de carro quando se deslocava de Comodoro para Cuiabá. Foi descerrada na ocasião uma placa em homenagem a Michelin.

Por outro lado, a Caixa dos Advogados entregou as obras jurídicas que passam a enriquecer o acervo da sala da OAB no fórum da Comarca. A entrega dos livros foi feita pelo diretor tesoureiro da Caixa dos Advogados, Eduarti Fraga. A Subseção de Comodoro foi a primeira a receber as obras compradas para reequipar as salas da OAB.