Faiad critica com veemência prisões de advogados e escutas telefônicas

11/08/2009 15:16 | Prisões arbitrárias

As prisões arbitrárias de advogados sem que lhes sejam concedido o direito de defesa e as escutas telefônicas que continuam sendo feitas pelas autoridades policiais, foram duramente criticadas pelo presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso , Francisco Faiad, ao participar nesta terça-feira das comemorações do Dia do Advogado na Subseção da OAB de Várzea Grande. Ele citou como o mais recente exemplo de arbitrariedade – como as prisões temporárias e preventivas – a prisão de três advogados nesta segunda-feira em Cuiabá pela Operação Pacenas, desencadeada pela Polícia Federal. “Isso é exceção” –  afirmou.  Faiad .lembrou que nos quase seis anos de seu mandato a OAB jamais deixou de defender advogados presos, destacando que a advocacia  precisa reagir contra essas ações policiais que ferem o Estado de Direito Democrático.

A solenidade na Subseção de Várzea Grande, realizada apela manhã, constou do lançamento das obras do estacionamento para 20 carros que está sendo implantado defronte a sede da entidade, através de uma parceria entre a OAB e a CAAMT; inauguração do setor administrativo da Subseção; descerramento da placa no auditório que passa a se chamar “Ítalo Mário Vanderlei de Carvalho”; posse da Comissão de Esportes; homenagem aos ex-presidentes da  OAB/VG: e culto ecumênico. Dos ex-presidentes homenageados com placas de prata – Mohamad Rahin Farhat, José Buzelle, Deusdete Pedro de Oliveira, Luiz Augusto Pires Cezário e Terezinha Jesus da Rosa Milani – Buzelle e Terezinha deixaram de comparecer à solenidade. Uma filha, Daniela Carvalho, que veio do Recife para descerrar a placa em homenagem ao seu pai, já falecido, teve problemas de atraso no vôo e chegou alguns minutos depois da solenidade.

Segundo o presidente da Subseção de Várzea Grande, Braz Paulo Pagotto, a inauguração do setor administrativo vai resolver muitos problemas que até agora os advogados do município tinham que se deslocar para Cuiabá para solucioná-los na Secretaria Geral da Seccional da OAB no CPA. Outro problema que está caminhando para a solução é o da falta de estacionamento para os advogados que não têm onde deixar seus carros quando vão ao Fórum tratar de seus interesses ou os de seus clientes. Conforme Pagotto, o estacionamento deve ser inaugurado no próximo dia 28, no encerramento das festividades alusivas a Semana do Advogado, que vai se estender por todo o mês de agosto, com a presença do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto. A festa do Dia do Advogado da Subseção será encerrada nesta terça-feira à noite com um jantar no Rotary Clube Aeroporto, de Várzea Grande.