Juiz ofendeu a história de luta da OAB em ato que "inspira o terror"

12/08/2009 21:00 | História de luta da OAB

Advogados da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil na cidade de Jaciara assinaram nesta quarta-feira manifesto em que repudiam a decisão do juiz Julier Sebastião da Silva , da 1ª Vara Federal, em afastar o presidente da entidade, Francisco Faiad. Segundo o documento,  o ato do magistrado federal “inspira o terror” e ofende “frontalmente a história da atuação da classe na defesa dos direitos e prerrogativas dos advogados, e da própria sociedade, de uma forma geral”.

“A decisão prolatada é fartamente absurda, atentando contra todos os princípios e regras ínsitos ao Estado Democrático de Direito. O mais escabroso é que a ordem tenha sido determinada sem a oportunização da defesa ao presidente afastado” – criticam os advogados de Jaciara. “A situação deflagrada é superior aos limites do Direito e do Poder Judiciário, espraiando efeitos políticos patentes”.

Para os advogados, na decisão do juiz “fica a impressão de que o único objetivo dos envolvidos no episódio lamentável seja o de atrair para si os holofotes da mídia, na tentativa de encontrar falhas inexistentes na condução dos trabalhos institucionais” da Ordem. “Que “poder” tem o Poder Judiciário para reconhecer, sem a oitiva da parte contrária, irregularidades suficientes para alterar a ordem institucional da classe?” – questionam. No documento, eles enfatizam as lutas que Faiad empreendeu em favor da melhoria da distribuição da Justiça em toda região do Vale do São Lourenço.