Britto diz que Julier agiu com interesse de agredir a advocacia

13/08/2009 17:01 | Agressão a advocacia

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, afirmou hoje (13) em entrevista que o juiz federal Julier Sebastião da Silva, ao afastar do cargo o presidente da OAB de Mato Grosso, Francisco Faiad, "emitiu juízo político e agiu com claro interesse de agredir a advocacia brasileira, certamente porque vinha se anunciando, publicamente, e em diversas oportunidades, candidato a um cargo eletivo na próxima eleição". Britto requereu hoje a cassação da liminar ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região. "Não foi uma decisão jurídica; e não é a primeira vez que esse juiz profere uma decisão absurda, mas pretendemos que seja a última", salientou Britto.

Contundente em suas críticas à decisão do magistrado, Britto disse que, "se a intenção era humilhar a OAB, ele escolheu o alvo errado". O presidente nacional da OAB ainda alfinetou: "Política  eleitoral, indiscrição pública e despreparo jurídico não combinam com a nobre missão da magistratura".

Britto sustentou que o Conselho Federal da OAB está totalmente solidário ao presidente da OAB-MT, Francisco Faiad. "A OAB Federal não tem medido esforços para externar o seu incondicional apoio ao presidente Faiad, e para buscar a revogação do absurdo ato político travestido em judicial e restabelecer a honra e a dignidade da advocacia", sustentou.

O presidente nacional da OAB concluiu, em mais uma crítica endereçada a Julier Sebastião da Silva, concluiu observando que "é da essência da advocacia lutar pelos direitos do cidadão, sem  medo de parecer impopular perante a opinião pública ou contrariar interesses autoritários de quem se diz autoridade".