Schneider manda arquivar processo que tirou Faiad da presidência da OAB

13/08/2009 18:30 | Processos arquivados

O juiz Jeferson Schneider, da 2ª Vara Federal de Mato Grosso, extinguiu o mandado de segurança proposto pelo advogado Fernando Henrique Ferreira Nogueira, que afastou do cargo o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Francisco Faiad. A decisão de afastar Faiad foi tomada pelo juiz Julier Sebastião da Silva, da 1ª Vara Federal. A reconsideração foi encaminhada a tarde pelo conselheiro federal Ophir Cavalcante Júnior, diretor-tesoureiro do Conselho Federal, juntamente com o conselheiro federal Ussiel Tavares.

Na reunião, os representantes do Conselho Federal da OAB enfatizaram a necessidade de revisão da medida, "decidida  durante plantão, na calada da noite e em afronta à advocacia brasileira como um todo, por inexistir qualquer fundamento contra o presidente da OAB de Mato Grosso".

No começo da noite, Faiad foi reintegrado ao cargo. O Conselho Seccional da OAB, a tarde, havia decidido por uma vigília até que a decisão fosse revogada. "Isso mostra quem estava com a razão e revela a forma como o juiz Julier Sebastião da Silva atuou para afrontar a advocacia de Mato Grosso, a advocacia brasileira" – disse Faiad, emocionado. Na história republicana, Faiad é o primeiro presidente afastado da OAB por medida judicial.