Dinara e Astor efetivados como conselheiros federais da OAB por MT

18/08/2009 16:11 | Conselheiros federais

Os conselheiros federais suplentes Dinara Arruda Oliveira e Astor Rheinheimer foram efetivados no cargo e, ao lado de Francisco Torres Esgaib, passam a representar a bancada de Mato Grosso. Dinara e Astor assumem em caráter efetivo nas vagas de Almino Afonso Fernandes, indicado para o cargo de conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) na vaga da OAB, e de Ussiel Tavares da Silva Filho, que renunciou para assumir o cargo de procurador-chefe da Procuradoria Geral do Município de Cuiabá. A posse de Tavares no cargo acontece nesta quarta-feira, às 16 horas.

"Na prática, tanto Dinara quanto Astor vão dar seqüência a um trabalho que se iniciou há três anos porque desde então tem ocorrido rodízio para permitir que todos possam, de maneira firme e consistente, trabalhar em favor do desenvolvimento e engrandecimento da classe dos advogados” – disse o presidente da OAB de Mato Grosso, Francisco Faiad. “Sempre tivemos uma bancada firme e coesa na defesa das propostas em favor da advocacia. Essa efetivação, na verdade, é um prêmio à dedicação de todos eles”.

Faiad fez questão de destacar a seriedade com que os conselheiros da OAB agem. No caso de Ussiel, por exemplo, caberia apenas e tão somente ingressar com pedido de afastamento para o exercício de atividade pública. “Mas para que não paire dúvidas e pela confiança que deposita na instituição, optou por renunciar a titularidade” – disse.

Dinara Arruda Oliveira já foi conselheira seccional por dois mandatos e vinha ocupando a suplência no Conselho Federal, tendo várias vezes assumido o cargo. Já Astor é de Sinop, cidade do Norte de Mato Grosso, e também já havia assumido em outras ocasiões.