Bucair diz que é hora de jovens advogados firmarem luta pela Ordem

26/08/2009 18:04 | Auditório da OAB/MT

O presidente da Comissão dos Jovens Advogados da Seccional da OAB de Mato Grosso, Geandre Bucair, afirmou nesta quarta-feira que espera maciça participação dos profissionais da Grande Cuiabá – e também do interior do Estado – na abertura do Encontro Nacional dos Presidentes das Comissões dos Jovens Advogados, que acontecerá nesta sexta-feira, dia 28, às 9 horas, em Cuiabá. A abertura do evento será feita pelo presidente do Conselho Federal, Cezar Britto, e terá a presença confirmada de advogados jovens de todos os Estados. “Será o momento fundamental para a jovem advocacia de Mato Grosso reafirmar seus propósitos de luta” – exortou o dirigente.

Um dos temas de grande relevância a ser tratado no evento, que durará todo o dia, com vários painéis de debates, diz respeito a questão do mercado do trabalho. Hoje, em todo o Brasil, são mais de 200 mil profissionais com menos de cinco anos de profissão. Bucair lembra que há uma série de dificuldades e variantes para esses novos profissionais. “É preciso estar atento às oportunidades, mas, fundamentalmente, saber e entender o grau de responsabilidade que temos para com a advocacia brasileira” – ele enfatizou.

Esse grau de importância na definição do modelo jurídico passa também por outro tema que estará em debate no encontro: a chamada “cláusula de barreira”, considerado um dos temas mais controvertidos dentro da Ordem. A clausula estabelece limites para participação do advogado na composição do Conselho Seccional, que é de, no mínimo, cinco anos.

“A cláusula de barreira está ligada diretamente a questão da maturidade e preparo para que decisões sejam tomadas. É um tema que precisa continuar sendo explorado. Daí a importância da participação de todos nesse debate, na formação de idéia e propostas para que a profissão tenha ganhos de qualidade” – acrescentou Bucair. "Será um momento especial para que as lideranças jovens da advocacia brasileira avaliem questões de fundamental importância para o exercício da advocacia, bem como assuntos institucionais voltados para o Jovem Advogado".

Os participantes vão também avaliar o balanço dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos em nível estadual e nacional, incluindo as questões administrativas, um dos assuntos da extensa pauta do Encontro do Colégio  de Presidentes das OABs Jovens Estaduais. Os jovens presidentes vão discorrer também sobre as experiências vividas nos respectivos estados.

O Encontro Nacional dos Presidentes das Comissões dos Jovens Advogados será realizado no auditório da OAB. As inscrições são gratuitas, vinculadas a entrega de um brinquedo no dia do evento. O encontro vai certificar 10 horas/aula.