Foto: Adia Borges - Fotos da Terra
O acesso exclusivo para advogados transitarem entre os corredores do Fórum de Cuiabá para se chegar às varas sem precisar se locomover por todo o prédio, bem como o possível cadastramento de digitais podem ser as próximas conquistas da OAB/MT, temas estes discutido entre a presidência da Ordem e diretorias das Comissões do Jovem Advogado e de Acesso à Justiça com a diretoria do fórum. Participaram Maurício Aude, Eduardo Ramsay de Lacerda, Mario Olímpio de Medeiros Neto e Eduardo Guimarães.
|
|
Para o presidente da Seccional, a possibilidade de trânsito entre os três corredores é necessária porque permitirá mais agilidade quando da realização em audiências. “Nossa ideia é utilizar um espaço já existente entre os corredores, mas que hoje é de acesso único dos magistrados. O que queremos não é retirar esse espaço deles, pelo contrário, estamos solicitando apenas uma parte desse corredor para que possamos chegar mais rápido às varas que estão distantes uma das outras”, explicou Maurício Aude.
|
Os advogados e o magistrado foram até o corredor de acesso e, nesse primeiro momento, perceberam que é possível a viabilidade do projeto. Porém, o juiz pediu à OAB/MT que encaminhe ofício com a reivindicação para que possa analisar a proposta mais detalhadamente.
|
Outro ponto abordado foi a recepção do fórum. Ao chegar ao local, advogados precisam enfrentar fila para receber o cartão magnético que permite o acesso ao seu interior e a intenção da diretoria da Seccional é fazer um cadastro de digitais dos advogados, nos mesmos moldes que foi feito com os servidores do Tribunal de Justiça, ou seja, ao adentrar no órgão, basta colocar o polegar na catraca para o acesso ser liberado.
“Isso facilitará muito a vida do advogado, pois com o trânsito de Cuiabá em obras, muitas vezes chega-se em cima da hora para uma audiência e, o que é pior, precisa enfrentar fila para pegar esse cartão. Como o TJMT já tem um sistema de reconhecimento de digital, vamos lutar para que isso seja estendido aos advogados”, informou Maurício Aude.
Por fim, o presidente da OAB/MT perguntou sobre o início das obras de ampliação do estacionamento para os profissionais da advocacia e o juiz diretor do foro disse que já há processo de licitação para a obra e que a Ordem poderá construir guarita climatizada para o funcionário da entidade. Conforme Marcos Faleiros, será possível destinar cerca de mais 20 vagas aos advogados.
Fotos: Adia Borges - Fotos da Terra
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt