OAB fará consulta a advogados sobre novo horário da Justiça do Trabalho

25/10/2009 12:45 | Sistema de consulta

A Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso abrirá nesta segunda-feira um sistema de consulta para saber a opinião dos advogados que militam na Justiça do Trabalho sobre a proposta de mudança de horário, requisitada pela futura direção do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) visando economia de energia elétrica. A consulta permitirá conhecer a opinião da classe em todo Estado, já que a alteração terá abrangência em todas as unidades da Justiça do Trabalho a partir de 01/01/2010.

“De posse desse resultado, informaremos ao TRT, que tomará a decisão levando em consideração a opinião dos advogados, magistrados, servidores e procuradores” – explicou o secretário-geral adjunto, Daniel Teixeira.

A consulta será acessada na própria página da OAB de Mato Grosso na internet a partir das 13 horas desta segunda-feira.  O advogado deverá optar por três propostas: das 7h30 às 14h30; das 10h00 às 17h00 ou na manutenção do horário das 12h00 às  18h00. Atualmente, a Justiça do Trabalho funciona das 12 às 18 horas.

A implantação do novo horário tem como base um estudo encomendado pelo futuro presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Osmair Couto, para redução de custos. O levantamento mostrou que o funcionamento das 17h30 às 18h00, ou seja, 30 minutos, eleva em quase 30% os gastos com energia elétrica em função do horário de pico de consumo. A OAB remeterá o resultado da consulta aos advogados até o dia 30.

“Caso haja a mudança do horário – explicou Daniel Teixeira – está firmado um compromisso da futura direção do TRT com a OAB de que o protocolo deverá continuar funcionando normalmente, ou seja, até as 18:00 horas”.

Na consulta a ser criada pela OAB, o advogado acessará um formulário em que ele vai optar pelos horários. E para que haja maior fidelidade possível em torno da opinião da classe, será solicitado ao advogado que informe o número de registro na Ordem e também o município onde ele atua.

Daniel Teixeira observou que a participação do advogado é considerada fundamental. Ele lembrou que a Ordem sempre manteve um bom nível de entendimento com a direção da Justiça do Trabalho, que procura sempre consultar a entidade sobre quaisquer mudanças. “A Ordem  vem trabalhando para melhorar cotidianamente a vida do profissional e é importante que todos participem” – comentou. Ele disse que assim que o sistema para consulta estiver disponibilizado, a Ordem encaminhará e-mail informando ao advogado para começar o processo de consulta, que será encerrado dia 30 deste mês.