Faiad pede engajamento de advogados e estagiários no fortalecimento da OAB

28/10/2009 19:57 | Engajamento dos advogadoe e estagiários

Os novos advogados e estagiários devem se engajar de fato à Seccional da  Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, inclusive integrando suas comissões temáticas e seus dois tribunais – o de Defesa das Prerrogativas e o de Ética e Disciplina – para fortalecimento da instituição. A conclamação foi feita pelo presidente da OAB, Francisco Faiad, ao abrir nesta quarta-feira, no auditório da Ordem, a solenidade de entrega de certidões a 35 novos advogados e a mais de 200 estagiários. Faiad lembrou que era a última solenidade do gênero que ele conduzia ao longo de sua passagem de seis anos em dois mandatos sucessivos pela presidência da instituição. Além da entrega das certidões, foram sorteadas obras jurídicas publicadas pela editora da OAB, brindes do Hospital Santa Rosa e 4 inscrições de um curso do Grupo Atame com 50% de desconto.

O presidente da OAB citou algumas realizações de sua diretoria, entre as quais um grande sonho de advogados e estagiários: a construção da sede da Escola Superior de Advocacia. Lembrou ainda a criação do Tribunal de Defesa das Prerrogativas para defesa dos advogados e também o revigoramento do Tribunal de Ética Disciplina, que era integrado por 11 membros quando a atual diretoria assumiu em 2004 e hoje 40 integrantes. “Saio com o coração apertado de tristeza, mas com a cabeça erguida, com a certeza de que cumpri meu papel” –  afirmou Faiad. Ele destacou também a luta que a atual diretoria travou ao longo de quase seis anos pela melhoria do Poder Judiciário. E defendeu a continuidade dessa luta da OAB para que o Judiciário seja aparelhado para atender toda a demanda da sociedade. “Não podemos aceitar a falta de mais de 100 juízes nas comarcas de Mato Grosso, nem varas funcionando apenas com estagiários e funcionários de prefeituras” – concluiu Faiad.

”O livro da Sabedoria nos ensina que Deus ama somente aqueles que convivem com a sabedoria. Ela é mais bela que o sol e que comparada à luz, ela sai ganhando, pois a luz cede lugar à noite, mas contra a sabedoria o mal não prevalece. Sendo assim, que Deus jamais permita que nos falte luz ...” – este é um trecho do discurso do advogado Ricardo de Freitas que falou em nome dos novos profissionais de Direito e dos estagiários. O juramento dos novos advogados e estagiários foi prestado pela advogada Manuela Jesus Andrade. Mais de 300 pessoas participaram da solenidade, uma das mais concorridas realizadas nos últimos anos no auditório da OAB.