OAB lamenta manifestação contra o Exame de Ordem

06/11/2009 14:56 | OAB lamenta manifestação

Bacharéis que participaram da última fase do Exame de Ordem de 2009, dia 25 de outubro, realizaram nesta sexta-feira uma manifestação no saguão da Secretaria Geral da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso para protestar contra o que classificaram de “questões dúbias” da prova de Direito Trabalhista.

A propósito da manifestação, a OAB/MT divulgou a seguinte nota:

“O Exame da Ordem é um mecanismo de comprovação de qualificação profissional federalizado, ou seja, aplicado em todo território nacional mediante os mesmos critérios. Faz-se necessário reafirmar que a transferência de responsabilidade em relação à má qualidade do aplicativo jurídico ofertado pelas instituições de ensino não é responsabilidade das seccionais.

“O desacordo com os critérios de correção ou formulação das questões aplicadas é um direito dos estudantes e que pode ser requerido mediante recurso à Fundação Cespe, responsável pela elaboração e aplicação do Exame de Ordem.

“Vale ressaltar que o ensino jurídico varia de estado para estado. Em Pernambuco, por exemplo, o índice de aprovação no Exame de Ordem, o mesmo aplicado aqui, já supera a 50% dos inscritos.

“Por fim, a OAB de Mato Grosso lamenta a participação de professores e mestres nesse movimento, notadamente aqueles ligados a questão eleitoral de momento dentro da entidade, e, mais uma vez, repudia a tentativa de macular a imagem desta instituição, que sempre atuou com transparência e responsabilidade”.