OAB fecha 2 dias para montar a estrutura para eleição do dia 19

13/11/2009 17:47 | Montagem da estrutura

A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso não terá expediente externo nos dias 17 e 18 deste mês, pois todo o efetivo de pessoal da instituição – cerca de 50 pessoas – estará envolvido na montagem da estrutura para o pleito do dia 19 para eleição da diretoria da Ordem para o triênio 2010/2012. A votação será realizada no saguão do auditório da OAB, onde serão montados 10 boxes do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, com 10 urnas eletrônicas, como se fosse uma eleição política normal. Para ter acesso ao local onde serão instaladas as urnas, o advogado entra pela Secretaria Geral da OAB, onde se identifica para averiguação se ele está apto a votar, e depois de exercer o direito do voto sai pela porta lateral que dá acesso a Rua Seis e aos estacionamentos 1 e 2.

Estima-se que cerca de 70 pessoas serão mobilizadas pela OAB para a eleição do dia 19. Nesse total estão incluídos 10 mesários e 10 substitutos que conduzirão a votação, além de seguranças. Os mesários são pessoas com grande experiência em eleição. No interior, a votação será coordenada pelas Subcomissões das 29 Subseções da OAB espalhadas por Mato Grosso, com suporte da Seccional. A votação tanto em Cuiabá quanto no interior começa às 9 horas e se encerra impreterivelmente às 17 horas. A apuração dos votos será feita pela Comissão Eleitoral da OAB e pelas Subcomissões das Subseções. A previsão é que até as 19 horas a contagem de votos já esteja concluída, com a consequente divulgação do nome do novo presidente da OAB. O resultado da votação nas Subseções será encaminhado à Comissão Eleitoral em Cuiabá por fax.

Com o encerramento, no último dia 19, do registro de chapas para a eleição, a Comissão Eleitoral tem se reunido diariamente na OAB para examinar a documentação apresentada pelos candidatos para checar se preenchem todos os requisitos exigidos para concorrerem ao pleito. A Comissão Eleitoral foi escolhida pela diretoria da OAB e nomeada pelo Conselho Seccional na sessão plenária do dia 31 de agosto de 2009. Presidida pelo advogado Agnaldo Kawasaki, a Comissão Eleitoral tem como membros os advogados Jackson Mário de Souza (vice-presidente), Joe Ortiz Arantes (secretário geral) e membros Paulo Sérgio Daufenbach, Luis Eduardo de Castro Nassif, Zildo Fortes e João Batista Ferreira Júnior, os dois últimos suplentes.