OAB quer detalhes da ação policial contra advogado em Cuiabá

30/11/2009 15:58 | OAB quer detalhes

A Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso vai procurar conhecer todos os detalhes do que aconteceu durante ação da Polícia Militar que resultou nos ferimentos a bala causados contra o advogado José Luís de Carvalho Júnior, na madrugada de sábado. O presidente da OAB, Francisco Faiad, designou nesta segunda-feira o advogado Marcondes Raí Novack para acompanhar todos os detalhes das investigações. “A ação policial precisa ser conhecida a fundo, não por se tratar de um advogado, mas, de um cidadão que sofreu dois tiros” – disse.

José Luís de Carvalho Júnior foi abordado no bairro Areão por uma viatura da Polícia Militar que não tinha sirene. Tratava-se de um “carro reserva” da Secretaria de Justiça e Segurança Pública. A ordem de parar não foi obedecida, dando início a perseguição. “Pelo que tomamos conhecimento, os policiais disseram que tentaram atirar nos pneus do carro, para fazê-lo parar. Mas, as marcas de bala estão por todas as partes do veículo. Isso precisa de uma explicação convincente” – frisou Faiad.

O advogado levou dois tiros, um no braço e outro no ombro. Segundo Faiad, Carvalho poderia ter sido alvejado fatalmente, além dos PMs terem colocado mais vidas em risco, já que o advogado dirgia em alta velocidade em fuga até sua residência. “Não quero fazer nenhum julgamento de quem estava com a razão.  Queremos apenas a verdade. Afinal, trata-se do envolvimento da Polícia e de um cidadão” – acentuou o dirigente.

Faiad esclareceu que a Ordem não tem como intervir nos procedimentos, já que o advogado não estava no exercício da profissão. Contudo, tem interesse particular por se tratar de um integrante da classe, e, acima de tudo, pelo fato de que as primeiras informações indicam até a possibilidade de abuso de força. “Nesse caso, a Ordem, vigilante aos interesses da sociedade, vai se empenhar e se comprometer na busca da elucidação da verdade e da própria Justiça” – explicou Faiad.